O País – A verdade como notícia

Lau não marca mas continua “King” dos golos

Fotos: O País

A jornada 15 do Moçambola 2022 produziu apenas 12 golos, com destaque para Valter, do Ferroviário de Lichinga, que bisou diante do Matchedje de Mocuba. O topo dos melhores marcadores continua a fervilhar, com Lau King, com oito golos, a ver-se, agora, aproximar por um trio, com seis golos cada.

Foram apenas 12 golos apontados em cinco jogos que tiveram lugar em cinco campos nacionais, apontados nesta jornada do Moçambola. Não é a pior safra da presente edição, que já viu uma jornada com apenas seis golos apontados, mas também não a melhor, ainda, uma vez que já tivemos 15 a 17 golos numa única jornada.

Não é ainda a melhor porque falta disputar um jogo, em atraso, que envolve as equipas da Liga Desportiva de Maputo e o Ferroviário da Beira, que não se realizou porque a turma de Chiveve esteve envolvida nas competições africanas, mais concretamente na Taça CAF, onde foi eliminada pelos Diables Noirs da República do Congo.

Mas o jogador que mais saiu feliz desta jornada pelo golo marcado e, quiçá, pela importância do mesmo, terá sido Isac de Carvalho. O jogador deu uma resposta à dispensa dada pelos “canarinhos” e “vingou-se” com um golo que deu vitória à turma de Nampula.

Aliás, Mário Sinamunda também fez o mesmo, se considerarmos que teve uma saída não agradável do ninho do canário, na altura, orientado por Horácio Gonçalves. “Super-Mário” abriu as hostilidades, apontando o seu terceiro golo na temporada, antes de Beto fazer maravilhas, com o quinto golo esta época.

Mas Isac não só marcou para se vingar e dar vitória ao Ferroviário de Nampula, como também apontou o seu sexto golo, o que o aproxima ao líder dos artilheiros, Lau King, que ficou em branco. São agora dois golos que separam estes dois jogadores.

Isac de Carvalho, que se juntou ao “touro” Victor e ao “maquinista” de Lichinga Valter, na segunda posição dos melhores marcadores. Victor em branco e Valter chega àquela posição depois de apontar dois golos na goleada imposta pelo Ferroviário de Lichinga ao Matchedje de Mocuba.

Agora, a perseguição será ainda mais atraente no topo dos marcadores.

 

Jesus vem ai!

A fechar o topo dos artilheiros, além de Beto Maravilha, com cinco golos, está também Jesus, da Black Bulls. O “touro” derrubou a “locomotiva” de Maputo com um golpe ajudado pelo guarda-redes Frank, apontando o quinto golo e a colocar a sua equipa ainda na luta pelo título do Moçambola, juntamente com a União Desportiva do Songo.

Tem, Jesus, na quarta-feira, a oportunidade de se aproximar ainda mais aos jogadores que estão na frente da tabela dos goleadores, bastando para tal marcar diante do Costa do Sol, na partida em atraso. Aliás teremos este duelo entre Jesus e Beto Maravilha.

 

MAIS GOLEADORES FIZERAM GOSTO AO PÉ

Outros jogadores que marcaram nesta jornada são Rafik, do Ferroviário de Lichinga, Rifel, do Ferroviário de Nacala, Dayo, da União Desportiva do Songo, estes todos agora a contarem com quatro golos cada um, Shelton, do Ferroviário de Nacala, este com três, Betinho, da Associação Desportiva de Vilankulo e Bernardo, do Incomáti de Xinavane, estes dois que marcaram no empate entre ambos.

Betinho já conta com dois golos e Bernardo estreia-se a marcar na presente edição do Moçambola 2022.

O campeonato nacional de futebol caminha para o fim, faltando já sete jornadas para o seu epílogo, e a luta pelo título de melhor marcador vai continuar até às últimas consequências.

 

MELHORES MARCADORES

OITO GOLOS: Lau King (UD Songo)

SEIS GOLOS: Victor (ABB), Isac (Fer. Nampula), Valter (Fer. Lichinga)

CINCO GOLOS: Jesus (Black Bulls), Beto Maravilha (Costa do Sol)

QUATRO GOLOS: Melque (Black Bulls), Wisdom (Costa do Sol), Rafik (Fer. Lichinga), Rifel (Fer. Nacala), Dayo (UD Songo)

TRÊS GOLOS: Edissone (Matchedje), Jafete (Fer. Beira), Khadre (Black Bulls), Soares (Fer. Nacala), Dário Melo (UD Songo), Kito (Fer. Maputo), Shelton (Fer. Nacala), Mário Sinamunda (Fer. Nampula)

DOIS GOLOS: Mário (Fer. Maputo), Danilo I, Mexer (Costa do Sol), Vivaldo, Nené, Hammed (ABB), Munthali, Dinis, Victor Malino, Sibale (AD Vilankulo), Nelson (UD Songo), Pepo (Fer. Beira), Tomás (Incomáti), Betinho (AD Vilankulo)

UM GOLO: Celso, Traóre, Yudi, Mário, Maxwell (Fer. Maputo), Biza e Xirasse (AD Vilankulo), Nelo, Gervásio Mafaite, Mumo, Ling, Edson e Ibraimo (Fer. Beira), Jimmy, Muzaza, Adam, Fokem (UD Songo), Dilson, Jacob, Telinho, Sataca, Danilo II e Jorge (Costa do Sol), Zé Valipavai, Momed, Ivan, Hermínio, Gregório, Elton Langa “German” (Liga Desportiva), Balloteli e Turras (Fer. Nacala), Valter, Zinho, Djei e Kuku (Fer. Lichinga), Armando, Fidel, Rume, Anacleto e Djibril (ABB), Gerson, Tony, Chelito, Salas, Manucho (Fer. Nampula), Madonaldo, Rodrigues, Bernardo (Incomáti), Mendonça, Joaquim e Gito (Matchedje)

 

AUTO-GOLO: Balloteli (Fer. Nacala), Henriques (Liga Desportiva) e Bernardo (AD Vilankulo)

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos