O País – A verdade como notícia

Atletas olímpicos de Singapura ganham 20 vezes mais medalha de ouro

O mundo desportivo está, actualmente, concentrado nos Jogos Olímpicos de Tóquio em curso, à medida que diferentes atletas lutam pela glória. No entanto, à medida que os atletas se empenham pelo sucesso olímpico, nem todos os participantes que terminam no pódio levam para casa a mesma recompensa em dinheiro.

De acordo com os dados adquiridos por Finbold, os atletas de Singapura ganham USD 744.000 por cada medalha de ouro, USD 372.000 pela medalha de prata e USD 286.000 pela medalha de bronze. O dinheiro do prémio de ouro é pelo menos 20 vezes mais do que os USD 37.500 ganhos pelos atletas dos Estados Unidos. Para as medalhas de prata e bronze, os atletas americanos ganham USD 22.500 e USD 15.000, respectivamente.

Entre 12 países seleccionados, os atletas de Singapura ganham o primeiro lugar enquanto os EUA estão na 11ª posição. Noutros lugares, Hong Kong ocupa o segundo lugar, com os atletas a levarem para casa USD 644.000, USD 322.000, e USD 161.000 pelas medalhas de ouro, prata, e bronze, respectivamente.

Os atletas anfitriões no Japão ganham USD 45.200, USD 18.100, e USD 9.045 pelas medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. A Austrália ocupa o 12º lugar, com os participantes olímpicos do país a levarem para casa USD 15.100 por medalhas de ouro. Os dados sobre os ganhos dos atletas olímpicos são fornecidos por dinheiro com menos de 30.

 

Explicando a diferença nos ganhos em dinheiro dos prémios olímpicos

Apesar de o Comité Olímpico Internacional (COI) gerir os jogos, a organização não paga prémios em dinheiro aos vencedores. Por conseguinte, muitos atletas recebem pagamentos dos seus países, o que explica a grande diferença entre o prémio em dinheiro. No entanto, nem todos os países oferecem um prémio por uma medalha ganha nos Jogos Olímpicos. Por exemplo, a Grã-Bretanha não paga dinheiro adicional por medalhas.

Vale a pena notar que atletas de países competitivos como os Estados Unidos estão a ganhar menos dinheiro do que outros países menos competitivos como Singapura. A variação entre os países competitivos e menos competitivos é demonstrada pela posição actual das medalhas. Por exemplo, ao escrever, Singapura não estava entre os países que tinham ganhado uma medalha nos jogos. Por outro lado, os EUA ocupam o segundo lugar com 61 medalhas, incluindo 21 de ouro.

Além disso, os países que pagam uma elevada quantia de dinheiro ainda estão a tentar estabelecer-se nos Jogos Olímpicos. Portanto, o considerável prémio monetário actua como um factor crítico de motivação para os atletas.

Para os países competitivos, os ganhos dos atletas são substituídos por outras fontes de receita como os endossos das empresas. Além disso, estes atletas têm ganhos monetários e não monetários dos países anfitriões para terem um lugar no pódio. As respectivas associações desportivas pagam bolsas de formação, seguro de saúde e bolsas de estudo universitárias.

Tal apoio financeiro permite aos atletas concentrarem-se no seu treino e desempenho e não serem distraídos por pressões financeiras. Vale a pena notar que as Olimpíadas ocorrem normalmente após quatro anos, o que significa que muito poucos competidores acabam por ganhar dinheiro de patrocínio suficiente para garantir toda a sua carreira.

Com um número limitado de medalhas nas Olimpíadas, muitos atletas não têm a sorte de conseguir patrocínios, endossos e prémios de medalhas. Portanto, em alguns países, os atletas que planeiam participar nos Jogos Olímpicos são patrocinados pelos seus governos, família, amigos, e comunidades locais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos