O País – A verdade como notícia

PRAVIDA abastece água a 3.586 pessoas em Ressano Garcia

Foto: O País

O Bairro 25 de Junho na vila de Ressano Garcia já tem um sistema de abastecimento de água. O sistema inaugurado esta sexta-feira, no âmbito da iniciativa Água Para Vida (PRAVIDA), já beneficia 3.586 pessoas.

O sistema é composto por quatro fontenários. Já há 100 ligações domiciliares e espera-se aumentar mais 50.

Foi o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Osvaldo Machatine quem inaugurou o sistema e frisou que os dias de sofrimento para aquela população, que antes percorria distâncias para obter o precioso líquido, chegou ao fim, principalmente, por se tratar de uma população residente numa zona que faz fronteira com um país que tem um nível de desenvolvimento maior que o de Moçambique, o que faz com que as assimetrias sejam mais notáveis.

“O Governo, atendendo, não só, a estas necessidades, mas também à esta preocupação de eliminar as assimetrias, sobretudo, nas zonas de fronteira, para que os nossos concidadãos se sintam orgulhosos de ser moçambicanos e do Governo do dia, proporcionamos esta infra-estrutura para o benefício de todos, mas garantimos que outros investimentos, também, virão”, prometeu.

Segundo o governante, trata-se de um projecto de raiz que consistiu na captação de água superficial, transporte de água até ao centro, tratamento e colocação nos reservatórios, para depois levar-se até aos consumidores.

No momento, perto de 3600 pessoas já estão a usufruir do sistema de abastecimento mas a meta é alcançar 8 mil habitantes daquele bairro.

“As condições estão criadas para que maior parte da população seja beneficiada, acreditamos que a breve trecho teremos uma cobertura de 100 por cento neste bairro. A vila de Ressano Garcia tem cerca de 11 mil habitantes e o número deste bairro é de cerca de 40 por cento da vila, então há, ainda, muito que fazer”, referiu.

A intenção é não deixar ninguém para trás na componente de acesso à água e por isso, o governante garantiu apoio ao operador para que haja subsídio às camadas mais vulneráveis para pagar a taxa de ligação de forma faseada.

Machatine apelou ao operador para que seja colaborativo, que evite burocracias, exigências e cobranças fora do expectável.

Lançado há 18 meses, o PRAVIDA tem contribuído para que a taxa de cobertura de água na província de Maputo esteja, agora, nos 58 por cento, segundo a secretária de Estado da Província de Maputo, Victória Diogo.

“O PRAVIDA, na nossa província, já dá água há mais de 22 mil beneficiários, com estas e outras acções, prevemos que até ao fim do quinquénio a nossa província alcance uma meta de 68 por cento”, disse.

A primeira fase do projecto PRAVIDA já terminou, e as autoridades dizem que foi possível alargar a cobertura de água para cerca de um milhão de setecentas pessoas, com um orçamento de 80 milhões de dólares.

A segunda fase terá o seu início em 2022 e já há garantidos 50 por cento, dos cerca de 50 milhões de USD que se esperam investir.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos