O Presidente da República e a Primeira-dama, lado-a-lado, reservaram parte do seu tempo, esta quinta-feira, para aderir ao recenseamento eleitoral no primeiro dia do processo. Filipe Nyusi apelou aos moçambicanos a fazerem o mesmo.
É que o país vai às urnas no dia 11 de Outubro próximo para eleger os presidentes das 65 autarquias, por isso Filipe e Isaura Nyusi recensearam-se, não só para poderem votar, mas também como forma de incentivar aos moçambicanos a participarem da vida política do país.
Depois do acto de inscrição, o Presidente da República e a Primeira-dama receberam esclarecimentos sobre o modo como devem proceder, no dia 11 de Outubro, quando regressarem ao posto, para a votação.
Na sua primeira intervenção, após recensear, o Presidente da República destacou a importância da acção e sublinha que quem não se recenseia, estará a entregar aos outros uma decisão que deve ser sua.
Este é o primeiro dos 45 dias do processo de censo eleitoral de raiz, que se vai desenrolar até ao dia 03 de Junho e mobilizará 3.192 brigadas, distribuídas por 4.292 postos de recenseamento eleitoral, que irão funcionar todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 8h00 às 16h00 horas.
Espera-se que sejam recenseados 10 milhões de potenciais eleitores, mais dois milhões que no último censo.