Celebra-se, hoje, o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Numa mensagem alusiva ao dia, o Presidente da República, Felipe Nyusi, mostrou preocupação em relação ao aumento de casos de violência contra a pessoa idosa.
De acordo com Filipe Nyusi, a superstição tem sido uma das causas da violência contra os idosos. “O idoso é confrontado com discriminação, exclusão, abuso e violência de todo tipo na sua própria família e na comunidade e muitas vezes por aqueles que deviam protegê-lo”, acrescentou.
O chefe de Estado apelou à sociedade para que mude a maneira como pensa e age em relação aos idosos e trabalhar para a defesa dos seus direitos.
“Porque queremos que Moçambique seja um lugar onde a pessoa idosa se desenvolva, vive e trabalha a vontade, brinca e envelhece sem medo, aproveito esta ocasião para exortar a todos os moçambicanos a pautarem por uma atitude que dignifica as Pessoas Idosas, assegurando-lhes o gozo de direitos iguais, sem discriminação, violência ou exclusão de qualquer tipo”, lese na mensagem de Filipe Nyusi.
O presidente da República pediu, ainda, para que nas famílias prevaleça o espirito de diálogo permanente entre as gerações visando a valorização e maximização das experiências de todos os seus membros e para o benefício de todos.