A Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM) homenageou, no final da tarde, de sexta-feira, em Maputo, o professor emérito de medicina, José Branco Neves, por ter participado activamente no processo de formação dos médicos moçambicanos, antes e pós independência.
O facto de José Branco Neves ter formado quadros no período pós-independência, numa altura onde o país encontrava-se em recomposição, devido a carência de profissionais de saúde e professores da área, sem exigir retorno, levou com que 3500 membros da OrMM laureassem o professor, que actua nesta área a mais de cinco décadas.
"Ele é o pai de toda formação médica de moçambicanos e não só, assim como estrageiros", disse o antigo Presidente da Associação Médica de Moçambique e aluno do professor, Jorge Arroz.
"Agradeço pelo gesto, esta é uma maneira de recordar as boas acções que tenho desenvolvido ao longo de todo este tempo" disse o glorificado, em poucas palavras.
Esta não é a primeira vez que José Branco Neves é homenageado por esta organização, no passado foi reconhecido como Pai da Anatomia Humana e Otorrinolaringologia em Moçambique.