O País – A verdade como notícia

“Chapas” de 15 lugares deverão circular até 10 km na Cidade de Maputo

Foto: O País

Os transportes semi-colectivos de passageiros de 15 lugares deverão circular até a uma distância de 10 quilómetros no centro da Cidade Maputo. A edilidade justifica a medida com a necessidade de evitar o encurtamento de rotas.

Os transportes semi-colectivos de passageiros de 15 lugares, que operam na Cidade de Maputo, serão licenciados, de modo a que comecem a cumprir uma cobertura de um máximo de 10 quilómetros de extensão.

A directora-adjunta de Mobilidade, Transportes e Trânsito, no Município de Maputo, Loide Massangaie, explicou que o licenciamento dos transportes semi-colectivos de passageiros visa reduzir o encurtamento de rotas e a concorrência desleal. “Este é um trabalho que deriva de um estudo realizado no âmbito da indisciplina que, muitas vezes, acontecia na via pública, por parte dos operadores com viaturas de menor capacidade, que percorriam grandes distâncias, o que não surtia o efeito desejado, na perspectiva de que os custos de operação não eram cobertos pela tarifa cobrada.”

Alguns transportadores concordam com a medida. “A informação é bem-vinda; devemos estar todos licenciados. O encurtamento de rotas não é bom; cada transportador deve levar os passageiros até aos seus destinos”, disse Aurélio Zefanias, transportador na rota Xipamanine–Anjo Voador.

A nova medida não abrange os transportadores já licenciados, com documentos ainda dentro do prazo e a operarem numa distância superior a 10 quilómetros: “Esta é uma permuta para o benefício do próprio trabalhador. Nesta perspectiva, as viaturas já licenciadas poderão terminar o seu tempo de licença, ou, durante o ano, poderão solicitar a permuta para as rotas mais curtas”, esclareceu Massangaie.

A medida contempla os “chapeiros” das seguintes rotas: Praça dos Combatentes–Baixa; Praça dos Combatentes–Museu; Praça dos Combatentes–Xipamanine; Xipamanine–Baixa; Xipamanine–Laulane; Xipamanine–Museu; Costa do Sol–Magoanine e CMC–Magoanine.

Trata-se de uma medida que surge no âmbito da reorganização do sector dos transportes na capital do país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos