O País – A verdade como notícia

Onde há os Tubarões, onde há o “coach Fredy”

Foto: O País

Movimento desusado entre sábado e domingo na piscina Olímpica da Escola Secundária Estrela Vermelha. É que, unidos por uma causa, os fazedores desta modalidade olímpica dedicaram 48 horas para celebrar, naquele empreendimento desportivo, a vida e obra de “Fredy” dos Santos, antigo seleccionador nacional de natação e treinador do Clube Tubarões de Maputo.

Frederico dos Santos perdeu a vida, justamente, num fatídico dia 20 de Fevereiro, quando estava ao serviço da natação. Ou seja, no fim de uma jornada do Campeonato de Verão de Natação quando o muro de protecção da Piscina Olímpica do Zimpeto caiu.

O contributo inestimável para a natação não foi esquecido. É por isso que sete clubes se juntaram para dar corpo à Taça Frederico dos Santos, em homenagem ao malogrado.

Ao cabo de quatro sessões, duas realizadas sábado e igual número no domingo, o Clube Desportos Tubarões de Maputo foi mais forte ao conquistar um total de 136 medalhas, sendo 52 de ouro, 37 de prata e 47 de bronze. O recém-criado Clube Barracudas de Maputo ficou na segunda posição com 86 medalhas, das quais 30 de ouro, 38 de prata e 18 de bronze. A fechar os lugares de pódio, tivemos o Clube de Natação Golfinhos de Maputo, com 47 medalhas divididas em 15 de ouro, 13 de prata e 19 de bronze.

Em fase de reestruturação após perder alguns nadadores para o Barracudas, o Clube Naval de Maputo ficou na 4ª posição com 11 medalhas: quatro de ouro, igual número de bronze e três de prata. O único clube vindo do estrangeiro, neste caso de eSwatini, o Swim Lab, terminou a prova no 5º lugar com 10 medalhas, sendo duas de ouro, seis de prata e duas de bronze. Já o Clube Ferroviário de Maputo fechou a sua participação na competição na 6ª posição com 18 medalhas, das quais duas de ouro, cinco de prata e 11 de bronze. Na cauda da classificação geral, temos o Clube de Natação Zimpeto, que conquistou uma medalha de ouro e outra de prata.

 

ALÍCIA E VALDO LOURENÇO DOMINAM

Os nadadores Valdo Lourenço e Alícia Mateus, do Clube Barracudas de Maputo, foram os grandes campeões dos escalões de seniores masculinos e femininos, respectivamente. Valdo Lourenço superou a concorrência de Adny Agy, do Clube Tubarões de Maputo Ludell Cordeiro, ambos nadadores do Clube Tubarões de Maputo.  Por sua vez, Alícia Mateus deixou para trás Domingas Munhemeze e Agira Omar do Clube Tubarões.

Nos juniores masculinos, Diego Boca – nadador do Clube Tubarões – foi o campeão de escalão seguido do seu colega de equipa Ukay Makanga e Sebastião Esteves do Barracudas.

Mason Cohem, talentoso nadador do Clube Tubarões de Maputo, venceu a categoria de juvenis na qual teve como concorrentes os companheiros de Elmer Marcos e Abdul dos Santos. Já em femininos, Nemzi Albino, dos Tubarões, foi a campeã do escalão, tendo como companheiras no pódio Marta Mpfumo (Tubarões) e Havley Hoy (Swilab de eSwatine).

Beatriz Simões foi mais forte nos infantis femininos, escalão no qual Angela Chicumbe  e Estela Massingue ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente. Já nos masculinos, o destaque vai para Keysey Ribeiro, que foi consagrado vencedor do escalão, tendo como segundo e terceiro classificados Voky Branquinho e Ismael Pecado, respectivamente.

 

 CLASSIFICAÇÃO FINAL:

 

Ouro    prata      bronze      total

1º  Tubarões                 52        37           47            136

2º Barracudas               30        38           18             86

3º Golfinhos                 15         13           19             47

4º Naval                       4           3              4            11

5º Swin Lab                   2           6              2            10

6º Ferroviário               2           5             11              18

7º Zimpeto                    0           1              1               2

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos