Rady Gramane puxou, hoje, dos galões de uma das melhores pugilistas da actualidade para garantir, sem sobressaltos, a presença nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de Boxe Feminino na categoria de 70-75 kg.
A pugilista internacional moçambicana cerrou os punhos no ringue e venceu com categoria Sokhiba Ruzmetova, do Uzbequistão, por 5-0.
Gramane foi muito forte nos três assaltos nos quais venceu por 4-1, 5-0 e 5-1, tendo sido indicada como vencedora do combate por unanimidade pelo jurado.
Rady Gramane é, igualmente, uma pugilista referenciada, até pelo facto de ter chegado, ano passado, ao bronze depois de ter perdido, nas meias-finais, diante da canadiana Tâmara Thibeault, na categoria de 70-75 quilos.
Rady Gramane tem igualmente o estatuto de tetracampeã de boxe da zona IV, além de ter conquistado medalha de prata nos Jogos Africanos de 2019 e do Torneio Internacional de Budapeste.
MAIS SOBRE A ADVERSÁRIA DE RADY NOS “QUARTOS”
Nos quartos-de-final, Rady Gramane vai ter como adversária a pugilista olímpica indiana Lovlina Borgohain.
É, pelos registos, uma pugilista que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2020 nos pesos-médios. Com a conquista, a indiana Lovlina Borgohain tornou-se a terceira pugilista indiana a ganhar uma medalha nas olimpíadas de verão. Há ainda a destacar a medalha de bronze conquistada no Campeonato Mundial de Boxe Feminino da AIBA em 2018 e 2019.
Lovlina começou a dar os primeiros passos no boxe depois de ver as suas irmãs gêmeas Licha e Lima a praticarem o “kickboxing”.
Rezam as crónicas que as autoridades da Índia realizaram testes na escola secundária Barpathar Girls High School, onde Borgohain participou e foi seleccionada pelo renomado treinador Padum Chandra Bodo no SAI STC Guwahati de 2012.