O País – A verdade como notícia

UE diz que missão da ONU no Mali não tem liberdade

Foto: DW

A União Europeia (UE) lamenta que o Mali se tenha oposto à liberdade de circulação para que a missão da ONU cumpra seu mandato, num contexto de aumento exponencial de violações e abusos de direitos humanos nos últimos meses.

“A UE insta o Estado do Mali a agir em conformidade com o mandato da Minusma e a realizar investigações eficazes sobre qualquer alegação de violação de direitos humanos, independentemente do suposto autor, bem como a realizar buscas efectivas”, disse a porta-voz, citada pela DW     .

A denominada Missão Integrada Multidimensional de Estabilização no Mali (Minusma), tem um papel importante a desempenhar no Mali, tanto na proteccção dos civis, como no acompanhamento do regresso à paz.

“As capacidades da Minusma em termos de investigação e recolha de provas são um atributo crucial e contribuem para a confiança da população no Estado serviços”, referiu uma porta-voz do Serviço Europeu de Ação Externa, em comunicado.

O Conselho de Segurança da ONU estendeu, na quarta-feira, o mandato da missão no Mali, mas o embaixador permanente do país na ONU, Issa Konfourou, disse que, embora o Mali tenha votado a favor dessa extensão, há oposição à liberdade de movimento da missão.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos