O País – A verdade como notícia

OMS apela à precaução no uso de remédios tradicionais

Enquanto várias instituições de investigação no mundo continuam na corrida em busca da vacina contra COVID-19, alguns países africanos têm aos poucos aderido o remédio tradicional de Madagáscar conhecido como COVID-Orgânico.

Entre os países que já encomendaram quantidades deste chá feito da planta artemísia, contam-se Guiné-Equatorial, Guiné-Bissau e Tanzânia.

Entretanto, a Organização Mundial de Saúde alertou esta segunda-feira sobre os riscos de usar um remédio que ainda não é reconhecido pela ciência.

A OMS disse que somente apoia a medicina tradicional comprovada pela ciência, por isso todos os remédios tradicionais que alegadamente curam COVID-19 deviam antes passar pela experimentação para avaliar-se a sua eficácia e os eventuais efeitos secundários.

A instituição acrescentou que estes remédios podem dar falsa segurança às pessoas ao ponto de negligenciarem os cuidados necessários contra coronavírus. Segundo o presidente de Madagáscar Andry Rajoelina, o chá de artemísia já mostrou a sua eficácia, tendo já curado vários pacientes em sete dias.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos