O País – A verdade como notícia

Ode aos “heróis de pé descalço”

A selecção nacional de futebol de praia conquistou, este domingo, em Durban, na África do Sul, o Torneio COSAFA da modalidade ao derrotar, na final, a Tanzânia por 3-1.

Façam vénia aos “heróis de pé descalço”. Para não variar, uma vez mais, escreveram mais uma página dourada do desporto moçambicano, no geral, e futebol de praia, em particular. Decerto, carente de bons resultados que façam os moçambicanos exultarem de alegria e esquecerem, por instantes, as amarguras da vida.

Mal nos contemos de tanta alegria com a inédita qualificação ao Mundial da Rússia e segundo lugar no Campeonato Africano da modalidade, em Dakar, Senegal, e Abinério Ussaca e seus pupilos davam-nos mais um sinal da áurea de campeões. Donos da areia! Guerreiros! Este domingo, na South Beach Arena, em Durban, Moçambique açambarcou o título de campeão da primeiríssima edição do Torneio COSAFA de futebol de praia ao derrotar, na final, a Tanzânia por 3-1.

Mais forte nas areias de Durban, Moçambique colocou-se em vantagem ainda no primeiro período com golos de Mabumo e Rachide. Dominadora, a selecção nacional de futebol de praia sentenciou, praticamente, o jogo já no segundo período com um golo de Arroz, que estivera em destaque no duelo diante da Tanzânia (vitória por 4-3, resultado encontrado na transformação de grandes penalidades).

Moçambique ganhara o direito de disputar o Torneio COSAFA de futebol de praia após vencer, nas meias-finais, a África do Sul por 5-3. Por sua vez, a Tanzânia derrotara Angola (5-2) no acesso à final desta competição regional.

Os tentos dos “heróis de pé descalço” foram da autoria de Nelson (3), Rachide (1) e Ramossete (1), numa partida na qual Moçambique teve uma boa reacção depois de ter estado a perder nos dois primeiros (2-0) períodos para além de ter visto o seleccionador nacional, Abinério Ussaca, ter sido expulso estranhamente.

Integrado no Grupo “B”, a selecção nacional de futebol de praia entrou com o pé direito no Torneio COSAFA, goleando a sua similar das Comores (8-3).

Os golos foram marcados por Rachide Smith (3), Yuran Malate (1), Nelson Manuel (1), Bachir Mussa (1), Manuel Tivane (1) e Saúde Asmane (autogolo).

Depois, o combinado nacional bateu a Tanzânia por 4-3, resultado encontrado na transformação de grandes penalidades após empate a quatro bolas no tempo regulamentar. Arroz e Nelson, ambos com dois golos, marcaram os golos da selecção nacional de futebol de praia, enquanto Jaruph (dois golos), Amadou e Stephano foram os autores dos tentos dos tanzanianos.

Feitas as contas, Moçambique terminou esta competição com quatro vitórias em igual número de partidas na edição de estreia do Torneio COSAFA de futebol de praia.

Lembre-se que, para esta competição, o seleccionador nacional de futebol de praia, Abinério Ussaca, levou 14 jogadores, nomeadamente Anivaldo Mavie e Manuel Tivane (guarda-redes); Bachir Mussa, Gerson Chivale,  Ângelo Tomás, Ramossete  Cumbe e Hermínio Marcelino (defesas); Nelson Manuel, Paulo de Jesus, Hélio Mahota, Júlio Manjate e António Namape (médios); Rachide Smith e Yuran Malate (pivots).

O avançado Rachid esteve de pontaria afinada ao acertar na baliza por três vezes. Os outros tentos da equipa moçambicana foram marcados por Yuran, Bashir, Said (autogolo), Nélson e Manuel.

Mesmo sem competições internas regulares, o futebol de praia tem dado boas indicações com resultados encorajadores num contexto também da COVID-19.

Próximo ano, deste grupo, espera-se muito e por mais glórias quando disputar o Campeonato Africano de futebol de praia, prova a realizar-se na cidade turística de Vilankulo. Aliás, em casa, e com o apoio incondicional do povo moçambicano, devemos mandar nós!

 

TABELA

Resultados de Moçambique

Grupo A:

17 de Novembro de 2021

Moçambique 8-3 Comores

18 de Novembro de 2021

Moçambique 4(4) 4(3) Tanzânia

 

Meias-finais

19 de Novembro de 2021

África do Sul 3-5 Moçambique

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos