O País – A verdade como notícia

O poder da antecipação tecnológica para se tornar competitivo no mercado

Empresas dizem que é necessário antecipar-se às necessidades do mercado em termos tecnológicos para se tornar competitivo e inovador. Um dos maiores desafios de algumas empresas moçambicanas é ter tecnologia de armazenamento de informação.

Humberto Barros, Director-Geral da TV Cabo, explicou, painel que debateu tecnologia e inovação, na MozTech 2023, como é que uma empresa que fornecia serviços de televisão tornou-se referência na distribuição de rede de internet.

Em 2011, ATV Cabo lançou o projecto pioneiro de rede FTTH (fiber to the home) e iniciou a expansão pelas províncias de Moçambique, com redes totalmente em fibra óptica. A empresa está a evoluir nas zonas de Maputo e Matola, criando as infra estruturas necessárias para o seu crescimento, e tem uma presença crescente no resto do país, com destaque para a Beira, Nampula, Pemba e Tete.

“A nossa inovadora rede em fibra óptica permite levar serviços de última geração a todos os clientes”, disse Barros.

Uma inovação que tanto a Vodacom assim como a MCNet tiveram de adoptar para melhor servir os seus clientes.

E quando o assunto é armazenar informação gerada pela tecnologia é por vezes dores de cabeça para algumas empresas. A Raxio Group traz a solução para Moçambique.

A Raxio Group está a um ano no mercado moçambicano e é especializada na construção de centros de dados para o armazenamento de informação para os seus clientes.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos