Total Eren é a empresa que deverá construir a Central Solar do distrito de Dondo, na província de Sofala. A companhia foi seleccionada dentre cerca de 130 concorrentes nacionais e estrangeiras.
Ano passado, o Governo lançou o concurso para encontrar um investidor interessado no projecto de construção de central de produção de energia eléctrica, no distrito de Dondo, província de Sofala, inserido no Programa Energia Para Todos.
Na primeira fase, cerca de 130 entidades, entre nacionais e estrangeiras, haviam adquirido os cadernos de encargo, no âmbito do programa de leilões lançado pelo Governo.
No processo de pré-qualificação, foram pré-denominados cinco potenciais investidores, entre os quais a Total Eren e a Globeleq Africa Holding Limited se destacaram pelas capacidades técnicas e financeiras de que detêm.
Dos dois participantes na fase final do concurso, o júri multissectorial, citado pela ARENE, consagrou a Total Eren como vencedora do leilão, por alegadamente apresentar soluções de menor custo de aquisição.
“A Total Eren SA é que apresentou as melhores propostas técnica e financeira, consagrando-se, portanto, de acordo com a avaliação do júri, no concorrente vencedor para implementação do projecto de construção da Central Solar do Dondo”, lê-se no documento da ARENE.
Para além da Central do Dondo, o Programa de Leilões em Energias Renováveis para Todos prevê a construção de mais três centrais, sendo duas com base em fonte solar, uma em Chiúta, na província de Tete, outra em Lichinga, província de Niassa, e uma central eólica em Jangamo, na província de Inhambane.
O país pretende gerar cerca de 120MW de energia com recurso a fontes renováveis, valor este que deve contribuir para consolidar a posição de Moçambique como líder na produção de energia limpa na África Austral.