O presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, diz que Daniel Chapo vai dar continuidade às acções de busca da paz na província de Cabo Delgado, ao que pede confiança no seu possível sucessor. Por sua vez, Daniel Chapo, não só comprometeu-se em reconstruir o que foi destruído pelo terrorismo, mas também, em construir novas infaestruturas, sobretudo centros de saúde e hospitais.
Filipe Nyusi juntou-se esta sexta-feira a Daniel Chapo para juntos caçarem o voto nos distritos a norte de Cabo Delgado, que foram assolados pelo terrorismo e a porta de entrada foi o distrito de Mocimboa da Praia que chegou a estar ocupado durante 1 ano pelos terroristas.
Sobre esta questão da paz em Cabo Delgado, Nyusi recordou que a última vez que esteve naquele distrito fez um apelo que está a ser cumprido. “Nas autarquias, eu cheguei e assegurei – trabalhem para que continuemos a devolver a paz e vocês estão a fazer”.
Além de elogiar, Nyusi disse que a população apelou que a população cumprisse seu apelo conjuntamente com o candidato presidencial do seu partido por ser uma pessoa “confiável”. “A Frelimo confiou nele. A Frelimo apostou nele. Vocês, também, devem confiar porque eu também confio nele”, apelou.
E, Chapo, comprometeu-se de tudo fazer para manter a paz e o seu plano começa pela reconstrução do que foi destruído pelo terrorismo.
Nós como Frelimo vamos trabalhar para conseguirmos dinheiro para e se conseguirmos, construímos centros de saúde, hospital no bairro de Nanduadua e bairro de Milamba e 30 de Junho. vamos continuar a trabalhar para reabilitar a subestação de Iauace que é muito importante para expandir energia eléctrica”, disse.
Ainda esta sexta-feira, também acompanhado pelo casal Nyusi, Chapo trabalhou no distrito de Muidumbe e terminou na terra natal de Filipe Nyusi, a vila autárquica de Mueda.