O candidato da Renamo à Presidência da República, Ossufo Momade, prometeu incentivar a agricultura no país, através da criação de um fundo que vai apoiar a actividade agrária. O candidato da Renamo falava, este domingo, na localidade de Alto Maganha, na província de Zambézia, perante milhares de potenciais eleitores.
Por via terrestre há uma estrada terraplanada, aliás, é uma estrada com um bom piso, o que sugere uma velocidade média de 80km/h. Foi por essa via que a fila de carros da comitiva do candidato presidencial da Renamo chegou à localidade de Alto Maganha, precisamente no bairro de Moebasse, no distrito de Pebane, província de Zambézia. A tarde irrompe pela imensidão, e milhares de pessoas ladeavam a via para primeiro ver e depois ouvir a mensagem que Ossufo Momade trazia para os populares, no contexto de campanha eleitoral, que, na verdade, só tem mais duas semanas de vida.
Por falar em vida, este foi o assunto discutido por Ossufo Momade, quando pegou o microfone e começou a falar, vida que, aliás, depende integralmente da prática da agricultura. Por isso, começam as promessas, que caracterizam o momento eleitoral.
“Nós vamos fazer tudo para resolvermos os vossos problemas e vamos criar condições para que possam trabalhar na agricultura, porque a agricultura desenvolve o país. Mas essa agricultura deve ter um incentivo, temos que criar um fundo para que a nossa população, aqueles que trabalham a terra, tenha dinheiro para fazer agricultura e desenvolver o país”. Disse Momade, acrescentando que os assuntos sociais terão prioridade no seu governo, com destaque para a assistência social domiciliar e outros programas que visam minimizar o sofrimento das pessoas.
“Temos um programa para assistir aqueles que não conseguem sair das suas casas, para que tenham uma assistência domiciliária. Também temos um outro programa que é de promover o ensino técnico profissional, para que os nossos jovens tenham profissão, aprendam a serralharia, a carpintaria e tantas outras profissões que criem auto-emprego. A desnutrição é outra preocupação, com a qual queremos acabar, aqui vocês produzem e temos que trabalhar de modo a terem acesso aos nutrientes e comida de qualidade”.
No mesmo domingo, Ossufo Momade trabalhou em Magiga e na vila sede do distrito de Pebane, província da Zambézia, onde a tónica dominante foi pedir votos para si e para o seu partido, com o objectivo, segundo as suas palavras, melhorar a vida dos moçambicanos.