O País – A verdade como notícia

“Quem resolve os problemas dos moçambicanos é a Frelimo”

O candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, trabalha, esta terça-feira, em dois distritos do norte da província de Sofala, nomeadamente, Caia e Marromeu. 

O dia iniciou em Caia onde milhares de pessoas lotaram o aeródromo local para receber o candidato da Frelimo, com vários grupos culturais a fazer a animação do momento.

Chapo devia seguir de viatura para a residência protocolar, mas devido a multidão que lotava as ruas da Vila Autárquica de Caia decidiu seguir a pé cerca de um quilómetro e meio interagindo e saudando os populares. Numa breve entrevista exclusiva à nossa reportagem revelou ter ficado bastante entusiasmado com a forma como a população de Caia o recebeu. Para Chapo aquele era sinal claro que no dia 9 de Outubro não deverá haver reclamações dos seus concorrentes em Caia porque o povo foi mostrar quem vai votar.

Reiterou ainda o seu compromisso em trabalhar afincadamente para resolver os problemas com que os moçambicanos se debatem no seu dia-a-dia provendo mais água potável, energia, infraestruturas sociais e económicas que promovam o desenvolvimento de Moçambique. 

Depois foi ao comício no campo municipal. No seu discurso disse aos presentes que ele é um condutor experiente porque já conduziu uma viatura ligeira, referindo-se aos distritos em governou, depois conduziu camioneta, referindo-se a província de Inhambane em que foi governador durante oito anos, e que agora a Frelimo o desafiou a conduzir um camião pesado que é Moçambique porque as outras “viaturas” conduziu muito bem. Usando essa analogia diz que agora foram colocados à disposição dos moçambicanos quatro motoristas para escolherem um para conduzir o camião pesado e que dos quatro só ele tem experiência de condução de vários modelos de viaturas, pelo que questionou aos presentes se eles vão entrar na viatura a ser conduzido por um motorista que nunca conduziu ou vão para aquele que tem experiência?

“QUANDO UM NIGGER ESTÁ NO PODER O SWAGGER ESTÁ A VONTADE”

O candidato diz que por ser jovem entende muito bem as preocupações dos jovens. E contou ter sido abordado por um jovem em Maríngue que disse “senhor candidato quando olho para as suas calças vejo que se tivermos um nigger no poder os swagger estarão a vontade”. E para fazer jus a esse entendimento dos jovens quando olham para ele, pretende atrair investimentos para o sector da agricultura de modo a se explorar o enorme potencial agrícola que o distrito de Caia não só para instalação de grandes plantações de diversos produtos, como também para a instalação de fábricas de processamento.

Quer ainda resolver o problema da habitação para a juventude. Existem duas soluções para este problema. A primeira é continuar os programas de construção de casas sociais e a segunda é infra-estruturar terrenos colocando estradas, água, energia, saneamento e depois atribuir talhões aos jovens para que possam construir sozinhos as casas.

Prometeu a instalação de um centro de formação técnico profissional para que jovens que não tenham condições de irem continuar seus estudos superiores nas grandes cidades possam fazer cursos de curta duração para que possam aprender uma profissão tais como electricidade, carpintaria, construção civil, mecânica entre outras. 

Para os jovens que já desenvolvem algum tipo de negócio em Caia mas que não conseguem desenvolver por dificuldades de acesso ao financiamento, pelo que a Frelimo e Daniel Chapo estão a planear criar um Banco de Desenvolvimento para ultrapassar este problema.

Na educação voltou a salientar a necessidade de introduzir disciplinas que ajudem os jovens a melhorar o amor pelo nosso país, como a Educação Patriótica e Cívica e a disciplina de Ética e Moral.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos