O Presidente da República diz que os navios de cabotagem marítima, inaugurados hoje, vão promover maior eficiência no transporte de mercadorias, reduzir os custos de questões logísticas e estimular o investimento de sectores estratégicos.
Falando durante cerimónia de lançamento de dois navios de cabotagem, no porto de Maputo, o Chefe do Estado lembrou que a cabotagem vai trazer diversos avanços para a economia moçambicana.
“Os impactos económicos podem ser analisados sob diferentes perspectivas sendo eles: redução de custos, aumento de competitividade logística nacional, desenvolvimento da indústria portuária e naval, geração de emprego e crescimento regional, atracção de investimento (…) redução da dependência do transporte rodoviário, sustentabilidade a economia verde”, enumerou.
Além disso, Daniel Chapo falou da segurança e confiabilidade da cabotagem, pois “é o transporte de mercadorias e até de passageiros mais seguro”.
Segundo o governante, a cabotagem marítima vai também colaborar para a redução do custo dos produtos, e explica: “Se o transporte por via rodoviária é mais caro, o custo vai para o último consumidor da mercadoria, que é, sem dúvidas, o nosso povo”.