O Município de Maputo diz que o atraso das obras de requalificação da Praça da Juventude tem a ver com questões técnicas e problemas por parte do empreiteiro. A edilidade não tem data para a conclusão da empreitada.
Por estes dias, a Praça da Juventude já devia estar concluída e com nova imagem, mas tudo indica que não será para já.
“Durante os trabalhos preliminares de remoção de solos, deparamo-nos com alguns condicionamentos que tinham a ver com a própria drenagem das águas pluviais da própria praça. Então, fomos estudando várias alternativas, o que também condicionou a execução, mas a obra está a decorrer, embora com algumas dificuldades do próprio empreiteiro e estamos a sensibilizá-lo para concluí-la”, justificou-se o director de Infra-estruturas Urbanas no Município de Maputo, Inocêncio Bernardo.
Quanto às obras da estrada que parte da rotunda até ao bairro Incassane, em KaTembe, a edilidade explica que a paralisação, por três meses, se deveu à falta de areia vermelha.
“Em KaTembe, é muito difícil ter acesso ao saibro (areia vermelha) e, neste momento, o ponto encontrado para a extracção dista a 40 km do local da obra. Não estava equacionada a exploração desses materiais a essa distância, porque há custos com transporte e isso de certa forma vai alterar os custos da obra e são esses aspectos que era preciso avaliar e, assim que foram ultrapassados todos os aspectos burocráticos, retomou-se a obra em Outubro e está a decorrer em bom ritmo”, garantiu Inocêncio Bernardo.
As obras desta via também não serão entregues a tempo. A estrada devia ser concluída em Fevereiro próximo, mas só em Junho de 2023 é que estará finalizada.