O País – A verdade como notícia

Mudança de nome de estádio em Cabo Verde para Estádio Pelé gera polémica

Foto: Abola

Nos últimos quatro dias, cerca de 2400 pessoas assinaram uma petição online para contestar o anúncio do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, que decidiu atribuir o nome de Pelé ao Estádio Nacional do país.

A petição tem o nome “Não queremos o nome do nosso ‘Estádio Nacional’ como ‘Estádio Pelé’”, respondendo à intenção de Ulisses Correia e Silva, Primeiro-Ministro, de homenagear o antigo futebolista brasileiro, que faleceu em 29 de Dezembro.

“Se a FIFA recomenda que em todos os países deveria ser nomeado um estádio como ‘Estádio Pelé’, pois a FIFA que venha financiar um novo ‘Estádio Pelé’, aceitaremos de bom coração. Sem dúvidas que reconhecemos a grandeza do grande Pelé, mas este seria melhor homenageado pelo ‘Santos’ e pelo seu país”, pode ler-se no texto.

O anúncio do novo nome do Estádio Nacional foi feito a 4 de Janeiro, com o presidente da FIFA a manifestar a sua gratidão ao país africano no mesmo dia: “Muito obrigado, Cabo Verde! Quero agradecer ao senhor Primeiro-Ministro, Ulisses Silva, ao ministro do Desporto, Carlos do Canto, e à Federação Cabo-verdiana de Futebol, na pessoa do seu presidente, Mário Semedo, o facto de Cabo Verde ter anunciado a intenção de dar o nome de Pelé ao Estádio Nacional”, é possível ler-se na conta de Instagram de Gianni Infantino.

Outro país que aderiu à homenagem para o jogador brasileiro foi a Colômbia, na América do Sul. O mesmo ficará em Villavicencio, e a decisão foi tomada por Juan Guillermo Zuluaga, Governador de Meta, onde a cidade fica localizada. O Estádio passará a ser chamado de Bello Horizonte “Rey Pelé”.

Além desses dois países, a FIFA também irá baptizar um campo na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, Como Estádio Pelé – FIFA Zurich. No Brasil, a avenida ao lado do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, recebeu o nome de Rei Pelé, na passada quarta-feira.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos