Residentes da zona de Chiango bloquearam na manhã desta segunda-feira a Estrada Circular de Maputo para exigir a colocação de uma passagem aérea para peões.
Foram cerca de duas horas em que o trânsito ficou parcialmente interrompido tudo porque os moradores da zona de Chiango decidiram bloquear a Estrada Circular de Maputo. Os moradores protestam contra os atropelamentos frequentes na zona e que tem resultado em mortes.
A circulação de viaturas só foi normalizada quando um contingente da Polícia de Proteção chegou ao local para dispersar os manifestantes e retirar as barricadas na estrada.
Já a governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura, considera legítima a manifestação dos moradores da zona de chiango e critica a forma como é feito o protesto. A dirigente considera ainda que é preciso que se faça um trabalho de sensibilização aos automobilistas para eliminar-se sangue nas estradas.
A reação da governante surge momentos depois da manifestação popular na zona de Chiango.
Ainda nesta segunda–feira a representante do governo na cidade de Maputo iniciou visita de trabalho ao sector da saúde para avaliar a implementação do plano quinquenal do executivo. Tendo em conta a quadra festiva que se avizinha, Cintura disse que o sector está preparado para responder a demanda.
O Hospital Geral José Macamo foi o primeiro a ser visitado seguido do Hospital Psiquiátrico de Infulene, armazém de medicamentos entre outras unidades sanitárias.