O País – A verdade como notícia

Moçambique e África do Sul disputam acesso ao Afrobasket em Maputo

Apenas Moçambique e África do Sul vão disputar a primeira janela de qualificação para o Afrobasket 2025, em Maputo. O arranque da prova está agendado para a próxima sexta-feira, no pavilhão do Maxaquene.

O alarme já tinha soado quando, na última sexta-feira, a Federação Moçambicana de Basquetebol chamou a imprensa para anunciar o adiamento da prova, cujo arranque estava previsto para sábado passado.

O presidente da FMB, Paulo Mazivila, explicou, na altura, que o adiamento foi forçado pela indisponibilidade dos países que deveriam participar na prova, por conta das dificuldades financeiras que enfrentam.

O dirigente disse ainda que havia a possibilidade de a prova ser disputada apenas por Moçambique e África do Sul. Os sul-africanos foram os únicos, dentre os mais de 10 países inicialmente esperados, que confirmaram a presença em Maputo.

Ainda assim, disse Mazivila, a decisão final só poderia ser tomada pela FIBA-África. O organismo que gere o basquetebol africano já confirmou que a prova será mesmo disputada por esses dois países.

Moçambique vai procurar, diante da África do Sul, marcar um passo importante rumo à qualificação para o Afrobasket 2025. A Federação Moçambicana de Basquetebol manifestou a intenção de acolher também a segunda janela.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos