A brigada envolvendo os técnicos da Direcção Nacional de Identificação Civil (DIC) e do Serviço Nacional de Migração (SENAMI) escala, este final de semana, os Estados Unidos da América (EUA), onde vão permanecer até ao próximo dia 24, para proceder ao cadastro de elementos identificadores com vista à emissão dos respectivos bilhetes de identidade e Passaportes.
De acordo com a AIM, as brigadas estarão centradas nas cidades de Washington e Nova Iorque, onde vive grande parte dos moçambicanos.
O Director Nacional da DIC, Domingos Jofane, disse que pelo menos 200 moçambicanos ali radicados serão cadastrados na primeira semana dos trabalhos, devendo um número não quantificado trocar os documentos caducados até ao final do processo.
“A indicação que temos é que há um número considerável de moçambicanos que aguarda ansiosamente pela chegada da brigada do Ministério do Interior para o cadastro de elementos identificadores com vista à emissão dos respectivos BI`s e Passaportes.
A equipa parte este sábado e irá permanecer até a recolha de dados do último concidadão com documentação por trocar”, explicou Jofane.
Aliás, para que haja uma maior participação dos moçambicanos, o Presidente da Associação da Comunidade Moçambicana nos Estados Unidos da América e Canadá, Olávio Langa, e as autoridades das representações diplomáticas de Moçambique naquele país, não medem esforços no trabalho de sensibilização e divulgação da mensagem para que os moçambicanos se façam aos locais de emissão dos documentos para serem contemplados.
Em 2015, aquando da realização do primeiro cadastro, a comunidade moçambicana residente nos EUA mostrou-se satisfeita com o processo de emissão de Bilhetes de Identidade e Passaportes Biométricos, no quadro da materialização da promessa feita pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, em resposta à preocupação apresentada pela comunidade no encontro havido em Nova Iorque, à margem da Cimeira das Nações Unidas daquele ano.