O País – A verdade como notícia

Alguns munícipes de Tete ignoram uso de máscaras e alegam “muito calor”

Alguns munícipes da cidade de Tete ignoram o uso de máscaras e apontam as altas temperaturas na urbe como a razão. Entretanto, o Instituto Nacional de Saúde (INS) apela ao cumprimento da medida e pede que as altas temperatura não sejam desculpa para o descuido em relação ao vírus.

A cidade de Tete é conhecida pelas suas altas temperaturas. No Verão, o calor é intenso. Não obstante o perigo que o novo Coronavírus representa, alguns munícipes da urbe ignoram o uso de máscaras e a temperatura é apontada como a principal razão para isso.
“Desculpa, não vou mentir, aqui faz muito calor. Por isso, não tenho a máscara comigo”, disse um munícipe interpelado pelo “O País”.

“Tenho a máscara comigo, mas não usei. É que faz muito calor por aqui”, disse outro munícipe com a máscara ao pescoço, local impróprio para o uso deste equipamento de prevenção e protecção contra a COVID-19.

O país fez uma ronda no mercado municipal 1º de Maio em tete, onde alguns clientes e vendedores também não usam a máscara. Quem usa, o faz de forma incorrecta.

“Não usei a máscara porque está a aquecer demais”, afirmou um vendedor à nossa reportagem, acrescentando que “sempre que aquece muitos não levam consigo a máscara”.
Entretanto, apesar de das altas temperaturas que Tete regista, o INS reitera o apelo para o cumprimento do uso da máscara para evitar a propagação do novo Coronavírus.

“É importante que [os munícipes] cumpram com as medidas de prevenção anunciadas pelo Ministério da Saúde”, disse Mussagy Mohamad, investigador do INS, ao “O País”.

O investigador avançou ainda que, “a partir do momento que vamos à rua” é imperioso o uso da máscara e “é importante cumprir” a orientação sobre “o distanciamento social”, assim como a lavagem das mãos.

Em média, as temperaturas na cidade de Tete rondam entre 39 graus celsius, chegando a atingir 43 de máxima. Ontem por exemplo, os termómetros atingiram 39 graus celsius.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos