O País – A verdade como notícia

Ministra brasileira debruça-se sobre poder da colectividade na UP-Maputo

Foto: UP-Maputo

A Sala dos Grandes Actos da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) recebeu uma roda de conversa que tinha como convidada principal a Ministra de Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco. Segundo a publicação da UP-Maputo, a governante abordou o tema: “Caminhos Amefricanos: fortalecendo as mulheres nos espaços de poder”.

Na sessão, estiveram presentes diplomatas, académicos, activistas sociais, membros da sociedade civil, com destaque para os líderes de grupos feministas, na manhã de 22 de Agosto de 2023.

No evento, o Reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão, destacou os frutos da cooperação entre Moçambique e Brasil, dois países que se unem através do mesmo idioma, a título de exemplo a formação do corpo docente moçambicano sob a liderança da UNIRIO, uma universidade brasileira. “Queremos estabelecer uma parceria com mais universidades brasileiras, brevemente cinquenta estudantes afro-brasileiros estarão na UP-Maputo, e nós enviaremos dez estudantes e alguns docentes para Maranhão, no âmbito formativo”, apontou Ferrão.

Anielle Franco, igualmente docente, explicou a essência do programa “Caminhos Amefricanos”, que se consubstancia no intercâmbio Sul-Sul, particularmente, com os países africanos, latino-americanos e caribenhos, com o objectivo de promover a socialização de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate e superação do racismo no Brasil e no mundo. “Precisamos de intercâmbio Sul-Sul, fortalecimento de uma cooperação valiosa, para evitarmos os erros do passado, promover a harmonia social através do aprimoramento das políticas sociais que se adequam a cada realidade de um povo”, lê-se na publicação da UP-Maputo.

Ainda de acordo com a dirigente brasileira, urge mostrar à sociedade que a mulher pode expandir o seu conhecimento, o seu saber e ocupar a sua dignidade.

Ainda na sequência dos compromissos agendados aquando da estadia no continente africano em Comitiva do Presidente Lula da Silva, a equipa da Ministra da Igualdade Racial (MIR) do Governo Federal do Brasil, efectou, na manhã desta quinta-feira, uma visita pelo campus universitário da Lhanguene com o propósito de prospectar a programação da vinda de 50 estudantes brasileiros e cinco professores à UP-Maputo e a partida de estudantes e professores desta universidade para o Brasil no próximo ano.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o campus, destacando-se a sua passagem pelas faculdades, anfiteatros, Direcção Científica, Centro de Atendimento Psicológico, Instituto Mwana, Centro de Ensino a Distância, Centro de Informática, Laboratórios de Ensino e Pesquisa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos