O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) realiza de 11 a 12 de Abril, o Fórum Nacional da Educação Bilingue, na cidade de Maputo.
O evento, que tem como lema “Por uma Educação Bilingue Inclusiva, Sustentável e de Qualidade”, visa partilhar a experiência do MINEDH na materialização das políticas de inclusão no sector da educação; consciencializar os actores sociais sobre a importância do reconhecimento do multilinguismo e uso dos vários recursos linguísticos de que o país dispõe, como forma de construir uma sociedade inclusiva, consolidar a harmonia social, paz e unidade nacional, bem como despertar em todos os cidadãos e parceiros de outros sectores sociais sobre a importância de investirem na educação bilingue em Moçambique, para o alcance de um dos objectivos do desenvolvimento sustentável, que preconiza uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.
O Fórum contará com a participação de 200 convidados de todo o país, representando os diferentes sectores governamentais, particularmente de índole social.
Visando contribuir para a melhoria de qualidade do ensino primário e valorizar as línguas do país, o MINEDH iniciou, em 1993, a implementação gradual de ensino bilingue.
Se em 2004, o número de crianças matriculadas no Ensino Bilingue era de 1.620 em todo o país, actualmente existem cerca de 700 escolas que o fazem, abrangendo a cerca de 100 mil alunos.
Em 2004, o número de crianças matriculadas no Ensino Bilingue era de 1.620 em todo o país. Actualmente, o Ensino Bilingue conta com cerca de 700 escolas abrangendo perto de 100.000 (cem mil alunos).