O País – A verdade como notícia

Material eleitoral já está sendo impresso, fora do país 

O Presidente da CNE garante estar em curso a impressão dos materiais eleitorais que serão usados na votação a acontecer em menos de um mês. Dom Carlos Matsinhe garante também a criação de condições de acesso às pessoas com deficiência aos locais de votação nas autárquicas de Outubro.

Quando faltam pouco mais 20 dias para a realização das sextas eleições autárquicas, marcadas para 11 de Outubro próximo, a Comissão Nacional de Eleições avança que o material eleitoral já está a ser impresso, por forma a estar disponível atempadamente para a distribuição. 

Dom Carlos Matsinhe esclareceu que todos os processos que “atrapalhavam” o decorrer normal das actividades já foram ultrapassados e neste momento técnicos da CNE trabalham para que o material não contenha erros. 

“Nesta fase o material está sendo produzido, temos membros da CNE que estão fora do país, para supervisionar a produção, empacotamento, codificação do material para que cada caixa siga o código e que caia no devido local”, explicou o presidente. 

Segundo Matsinhe, a importância deste processo é para que as caixas, que estarão seladas, caiam em locais errados e só se descubra no dia da votação, o que pode criar grandes constrangimentos. 

O presidente da CNE garantiu, ainda, que a instituição está a criar condições para inclusão da pessoa com deficiência no dia do voto. 

“Nestas eleições teremos cabines ajustáveis à altura dos eleitores, mas também o Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD) está a circular pelas escolas, por forma a ver onde podemos melhorar o acesso”, disse.

Segundo o gestor, a solução passa por colocar rampas de madeira, porque não tem autonomia para mexer nos estabelecimentos, com modificações. Onde for possível criar entrada alternativa, será feito. 

“As dificuldades e barreiras e barreiras são muito complexas, em todo o país. Não vamos garantir que aconteça em todos os lugares, mas o nosso compromisso foi que devemos começar a mostrar soluções para atendimento às pessoas com deficiência. 

 Sobre a campanha eleitoral, que inicia na próxima terça-feira, Dom Carlos Matsinhe apelou às formações políticas a respeitarem as diferenças, a lei e a serem tolerantes uns com os outros. 

O presidente da CNE falava esta terça-feira (19), na Cidade de Maputo, à margem da conferência sobre violência contra a mulher nas eleições.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos