O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi diz que terroristas continuam a recrutar jovens

Os terroristas continuam a recrutar jovens, em vários pontos do país, para as suas fileiras, diz o Presidente da República. Filipe Nyusi reitera o apelo para mais vigilância.

“Vocês fazem fronteira com Malawi, Zimbabwe, Zâmbia, eles, agora, em vez de entrar pela Tanzânia, já estão a entrar por Niassa e Tete. Andam nos camiões para irem lá se juntar aos bandidos”, apontou o Presidente da República, Filipe Nyusi.

E os que se juntam aos bandidos, segundo o Presidente da República, aproveitam-se da vontade dos condutores para chegarem à província de Cabo Delgado.

“Então, os que têm carros e andam a carregar pessoas que não conhecem, é bom pararem. Primeiro, se alguém pediu boleia ou se quer carregar, conheça quem é e para onde vai, se tem documento ou não. Não é mau perguntar se tem BI. Se mostrar a identidade, vá com ele. Agora, estão a carregar pessoas sem vocês saberem, para irem matar os outros lá sem saberem. Não pode continuar”, apelou o Chefe do Estado.

E porque as coisas estão assim “a guerra está a atrasar o desenvolvimento de Moçambique. Se não houvesse essa coisa de guerra, nós já teríamos ido embora”.

Filipe Nyusi revela, entretanto, que os terroristas estão a passar fome e que recorrem às mulheres para conseguir comida.

“Há uma mulher a quem perguntei por que motivo estava a trabalhar com terroristas, disse que antes roubava mandioca para os terroristas. Agora, disseram que vão apanhar mangas, uma vez que lá no mato está cheio de mangas, porque não há comida. Estão a morrer de fome todos os dias, por isso alguns estão a fugir”, revelou Filipe Nyusi.

Sobre a Central Fotovoltaica, o Presidente da República apela aos beneficiários para que façam um bom uso.

“Utilizem bem, façam ligações, contribuam pagando porque se precisa de pagar aos trabalhadores e este investimento todo. Agora é assim mesmo. Em todo o país também se paga, contribui-se”, exortou.

O Chefe do Estado fez, também, um alerta aos que poderão querer fazer ligações clandestinas. “Aqueles espertos, que gostam de gostam de fazer ligações de qualquer maneira, vamos apanhar. Estamos a construir um tribunal distrital e não queremos julgar pessoas que andam a ligar energia de qualquer maneira”, alertou o Presidente da República.

A Central Fotovoltaica tem capacidade de gerar 100 kilowatts e vai beneficiar setecentas famílias, quando estiver a funcionar na máxima potência.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos