A cidade de Maputo acolhe hoje e amanhã a Conferência Internacional sobre indústria extrativa, evento organizado pelo Centro de Integridade Pública (CIP) e seus parceiros. Na sessão de abertura, o director do CIP referiu que o evento vai ajudar as organizações não governamentais a vencer a luta pela transparência na indústria extrativa.
O evento acontece numa altura em que organizações da sociedade civil queixam-se de fraca divulgação do conteúdo dos contratos entre o Estado e empresas que operam na indústria extractiva. É neste contexto que o director executivo do CIP destacou a importância da pressão da sociedade civil às autoridades para mudar o cenário.
Já para os parceiros da conferência, mais do que divulgação da informação sobre contratos da indústria extractiva, é preciso que haja transparência em termos globais nos negócios do sector e que os benefícios sejam partilhados para melhorar a vida dos cidadãos.
O evento com o tema “Conferência Internacional sobre Divulgação de Informação, Prestação de Contas e Crescimento Inclusivo e Governação” termina esta quarta-feira.