O País – A verdade como notícia

Maleiane quer “reformas profundas” nas políticas demográficas do país

Moçambique é um dos países que mais cresce no mundo, com uma taxa de 3,4% e bem acima da média mundial estimada em 2,5%. Este indicador, segundo o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, obriga o Governo a realizar uma reflexão e reformas profundas para uma maior inclusão económica. Falava Maleiane, nesta sexta-feira, em Maputo, durante a conferência sobre crescimento populacional e desenvolvimento sustentável de Moçambique.

Experiências bem-sucedidas de países no mundo que tiveram dividendos com o crescimento demográfico não passaram despercebidas para o Ministro.

Quanto a replicar as estratégias da China, Japão e Singapura, para a realidade moçambicana o governante diz que é preciso reafirmar o alinhamento das metas de governação às do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Para este desiderato, convidou os académicos e a sociedade em geral, para colaborarem na identificação das melhores políticas para maximizar o dividendo demográfico, tido como factor importante para acelerar o desenvolvimento económico do país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos