José Cuela António é o novo primeiro secretário do partido Frelimo na cidade da Beira. Cuela foi eleito no decurso da terceira sessão extraordinária do Comité Distrital da Beira.
O novo número um da Frelimo no Chiveve, venceu o processo eleitoral com 29 votos, contra 15 de Albertino Eduardo e cinco votos de João Sadique. Na sua primeira intervenção na qualidade de primeiro secretário, Cuela pediu união dos seus membros.
"Todos nós sabemos que a nossa prioridade nas próximas eleições autárquicas passa por resgatar a cidade da Beira. Para que tal desejo se transforme numa realidade, a condição fundamental é coesão interna. Camaradas, se não estivermos unidos podem crer que jamais reconquistaremos a cidade da Beira. As sensibilizações que serão desenvolvidas pela nossa cabeça de lista (Augusta Maita) serão em vão se os outros camaradas, incluindo eu mesmo que acabo de ser eleito, não nos esforçarmos para conquistar o eleitorado a nosso favor".
Os outros dois concorrentes derrotados, garantiram que irão depositar todo apoio ao novo primeiro secretário da Frelimo na Beira, "com vista a contribuir no crescimento do partido, passando claramente por conquistar vitórias eleitorais já em Outubro e nas eleições gerais em 2019", afirmaram.
José Cuela já foi administrador nos distritos de Caia e Beira, também chefe do Gabinete do Governador de Sofala. Cuela substitui Lino Massunguine, que foi destituído há cerca de um mês, por razões que não foram apontadas pelo partido.
Refira-se que todo o secretariado do Comité Distrital do partido Frelimo, ao nível do distrito do Dondo, em Sofala, foi destituído, na semana finda. A destituição da mesma pode estar relacionado com um alegado processo duvidoso em torno de todo apoio prestado pelo secretariado, ao cabeça-de-lista, da autarquia de Dondo, Manuel Chaparica. A Frelimo declinou prestar declarações em torno das razões que levaram a demissão de todo o secretariado no Dondo.