O País – A verdade como notícia

Investidos cerca de mil milhões de Meticais para o replantio de mangais em Sofala e Zambézia

Em Moçambique, há, neste momento, 26 mil hectares de mangais destruídos e são perdidos, anualmente, mais de 200 mil hectares de floresta devido à acção humana. Para reverter o cenário, a empresa Blue Forest vai investir cerca de mil milhões de Meticais para o replantio de mangais em Sofala e Zambézia.

O desflorestamento ocorre por todo o país, motivado pela procura de terra para agricultura, extracção de lenha e carvão.

As províncias de Sofala, Zambézia, Nampula e Maputo são as que mais preocupam. A directora nacional para a Área das Alterações Climáticas no Ministério da Terra e Ambiente, Jadwiga Massinga, disse, esta quinta-feira, na Cidade de Maputo, que há 17 projectos do sector privado que estão a ser analisados e que vão contribuir para a reposição das florestas.

“Os projectos estão a ser analisados no Ministério, são 17 entidades; esperamos que esses projectos contribuam para minimizar o problema de devastação de mangais que está a preocupar-nos.”

A Cidade de Maputo acolheu, esta quinta-feira, o segundo encontro sobre carbono azul promovido pela empresa Blue Forest. A firma vai investir cerca de mil milhões de Meticais para o replantio de mangais nas províncias de Sofala e Zambézia.

“As actividades vão envolver mais de 100 mil comunidades dos 10 distritos das províncias de Sofala e Zambézia. Para os próximos cinco anos, as actividades vão envolver acréscimo de meios de subsistência para as comunidades e o plantio de mangais”, disse Vahid Fotuhi, responsável da empresa Blue Forest.

O projecto de replantio de mangais vai também apoiar as comunidades rurais em fontes alternativas de renda, bem como de energia, para que deixem de abater espécies florestais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos