O País – A verdade como notícia

Elevados índices de casamentos prematuros preocupa Manica

O elevado registo de casos de casamentos prematuros e gravidezes precoces nos distritos de Vandúzi e Macate na província de Manica, levou o grupo alvo a juntar-se à mesma mesa para debater estratégias do seu combate.

Ao nível da região Centro do país, a província lidera em índices de casamentos prematuros, com estatísticas a apontarem para 59.2 por cento, enquanto que as gravidezes precoces rondam nos 43 por cento. Estes números preocupam o governo, que tem desencadeado acções para o combate a estes fenómenos, destacando-se, entre outras, o encorajamento da rapariga a apostar em formações técnico-profissionais para incentivar as demais a apostarem na sua formação. 

Adelina Randinho, secretária permanente do Governo distrital de Guro, avançou que o executivo tem estado a apostar na nomeação de mulheres para cargos de chefia, outra medida que encoraja a rapariga a prosseguir os estudos.

Mais do que esperar das acções do governo, neste encontro promovido pela Jossoal, que trabalha em prol da reintegração da rapariga na escola, as participantes comprometeram-se igualmente a travar tais situações que tem estado a provocar desistências escolares, comprometendo o seu futuro.

Para Yolanda Tafadzua, oficial de monitoria e avaliação na Jossoal, para que haja resultados no que tange a redução dos casamentos prematuros, urge a necessidade de envolver os pais, encarregados de educação, líderes religiosos e outros extractos sociais nas acções de mobilização para o combate ao fenómeno que grassa a rapariga.

Além dos distritos de Macate e Vandúzi, a organização pretende estender as suas actividades de combate aos casamentos prematuros para os restantes pontos da província de Manica.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos