O País – A verdade como notícia

Lançado projecto de desenvolvimento do turismo integrado em Namaacha

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, lançou, semana passada,  a primeira pedra do projecto de desenvolvimento do turismo integrado, nas cascatas de Namaacha, na Província de Maputo.

A iniciativa governamental pretende valorizar e preservar as cascatas de Namaacha, situadas na província de Maputo, há cerca de 80 km da capital, um dos principais atractivos naturais de Moçambique, com beleza cénica e uma biodiversidade rica muito procurada pelos visitantes nacionais e estrangeiros. Trata-se de um exemplo beleza, tranquilidade e encanto.

“O projecto de desenvolvimento do turismo integrado, nas cascatas de Namaacha, será desenvolvido pela Fork On Hill, que projecta a construção de 10 chalés, restaurante, parede para escalada, pista de obstáculos, tirolesa, trilhas, acondicionamento de represas para canoagem e pesca desportiva, área de concertos, entre outros”, lê-se na nota de imprensa do Ministério da Cultura e Turismo.

Eldevina Materula referiu, na sua intervenção, que a implantação do projecto irá oferecer aos visitantes uma experiência integrada e diversificada, que combine o lazer, a cultura, a educação e a sustentabilidade ambiental, para além de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país, pois vai gerar emprego, renda, impostos e divisas. Por isso, Eldevina Materula vincou a necessidade do mesmo projecto contribuir para a preservação e valorização do património natural e cultural das cascatas de Namaacha, que são um símbolo da identidade nacional e um recurso estratégico para o turismo.

O representante da Fork On Hill, Fernando Sitói, afirmou que o projecto é mais do que um negócio, é o símbolo do compromisso que a organização tem para a criação de um destino turístico acolhedor, autêntico e sustentável.

Por outro lado, a Fork On Hill quer usar o poder do turismo para engajar as comunidades, a todos os níveis, e ajudar a promover os produtos culturais produzidos localmente.

De um modo geral, as comunidades locais pedem maior benefício sobre o projecto e dizem estar prontas para apoiar na visibilidade do projecto que se vai erguer em benefício do desenvolvimento do turismo.

Dentre várias figuras, marcaram presença, nas cerimónias, o Presidente do Conselho Municipal da Vila de Namaacha, Manuel Munguambe, a Directora do Gabinete do Governador da Província, Kátia Come, e o Director Provincial da Cultura e Turismo, Lúdgero Gêmo.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra do projecto de desenvolvimento do turismo integrado, nas cascatas de Namaacha, foi sucedida pela visita ao Santuário da Nossa Senhora de Fátima, Gruta Nossa Senhora de Fátima, Quinta Arca, locais de grande atracção turística em Namaacha.

A actividade está inserida no quadro das celebrações do Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de Setembro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos