A Província de Maputo registou redução de mortes por acidentes de viação. De Janeiro a Setembro deste ano, de acordo com dados oficiais, o número de óbitos reduziu 64%, quando comparado com igual período do ano passado.
A informação foi partilhada hoje, na segunda reunião de reflexão sobre abordagem local aos desafios da segurança rodoviária, que junta académicos, juristas e governantes.
O director provincial dos Transportes e Comunicações, Paulo Cossa, disse, na sua intervenção, que o aumento de postos de controlo permanente na Estrada Nacional Número Um, passando de quatro para sete, garantiu mais segurança rodoviária. O dirigente afirmou, ainda, que a reintrodução do teste de álcool contribuiu para a diminuição de acidentes de viação e, consequentemente, do número de mortes nas estradas.
O evento decorre em Manhiça, um distrito da Província de Maputo que no passado registou acidentes sangrentos e mortíferos. O governador provincial, Júlio Parruque, destaca que, de Janeiro a Setembro, houve registo de 92 acidentes de viação, contra 195 ocorridos em igual período do ano passado. Quanto às mortes, houve registo de 99 óbitos contra 203. Ainda assim, o dirigente apela para que haja mais sensibilização e controlo, para evitar a perda de vidas humanas nas estradas.
A Polícia de Trânsito aponta prováveis causas dos acidentes, destacando o consumo de álcool durante a condução, a condução sob fadiga, a ultrapassagem irregular e a inobservância das regras elementares de trânsito.