O País – A verdade como notícia

Partes em conflito no sudão abertas para negociações

Foto: Correio do povo

Os generais em guerra no Sudão deverão reunir-se nos próximos dias, para negociar a paz. O encontro entre os representantes das duas partes será, em princípio, na Arábia Saudita, afirmou o representante das Nações Unidas no país, no momento em que ambas as partes continuam os confrontos em Cartum.

Caso a negociações venham a ter lugar, incidirão inicialmente no estabelecimento de um cessar-fogo estável e confiável e depois numa paz efectiva, afirmou o representante das Nações Unidas no país à agência de notícias France Press.

Uma série de tréguas temporárias ocorridas na semana passada amenizou os combates apenas em algumas áreas, enquanto fortes batalhas continuaram noutras.

Grupos humanitários têm tentado repor o apoio, num país em que quase um terço dos 46 milhões de habitantes depende da ajuda internacional.

A agência alimentar das Nações Unidas avançou que retomou as suas operações no Sudão, após suspensão implementada depois de três dos seus membros terem sido mortos na região de Darfur.

Os combates entre os paramilitares e o exército sudanês eclodiram no dia 15 de Abril, face a tensões sobre a reforma do exército e a integração dos paramilitares nas forças regulares, no âmbito de um processo político que visa repor o país na via democrática, após o golpe de Estado de 2021.

Quase 600 civis já foram mortos, mais de 4.600 ficaram feridos e há dezenas de milhares de deslocados que procuram por lugares seguros em países vizinhos, segundo o Ministério da Saúde do Sudão.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos