Os ataques terroristas que acontecem em Cabo Delgado, com maior incidência para os distritos circunvizinhos da cidade de Pemba, já trazem consequências para o desporto, particularmente o futebol.
Depois do último ataque registado em Intutupue e Ancuabe, com relatos de mais ataques noutros distritos, a Associação Provincial de Futebol de Cabo Delgado (APFCD) decidiu suspender os jogos do campeonato nacional da segunda divisão.
Num comunicado divulgado domingo, 12 de Junho, o director de Comunicação da Associação Provincial de Futebol de Cabo Delgado diz não haver condições para que a prova continue a decorrer. “Realmente, não parece haver condições de bem-estar no cruzamento rodoviário do distrito de Metoro, embora haja que se avaliar o nível de segurança”, disse o director de Comunicação da APFCD.
Assim, a prova foi interrompida numa altura em que já tinham sido disputadas quatro jornadas e, para já, ainda não há datas para a retoma da prova. Aliás, a Associação Provincial de Futebol de Cabo Delgado refere que “privilegiaremos a realização de jogos em cada distrito (Campeonato e Taça de Moçambique), com excepção de Chiúre (situação ainda mais complexa, dada a localização geográfica do distrito)”.
Disputadas as quatro primeiras jornadas, com alguns jogos em atraso e equipas que só tinham feito apenas duas partidas, o Atlético de Montepuez lidera, com sete pontos, os mesmos do Baía de Pemba e da Associação Desportiva de Pemba, estas duas com menos um jogo.
O Ferroviário de Pemba, também com três jogos, segue na quarta posição com cinco pontos.
Já a União Desportiva de Montepuez, com quatro pontos, Desportivo de Pemba e Associação Desportiva de Mahate, estas duas com três pontos, disputaram apenas dois jogos. O FC de Pemba fez três jogos e soma mesmo número de pontos.
Abaixo da zona da despromoção, estão o MRV de Pemba, Sporting de Montepuez e 11 Estrelas de Chiure, sem nenhum ponto em dois jogos disputados.