O País – A verdade como notícia

Witi marca e qualifica Nacional; trio do Marítimo e Bruno Langa fora da Taça de Portugal

Foto: Nacional

As duas equipas que têm jogadores moçambicanos no principal escalão de futebol português, nomeadamente, Marítimo da Madeira e Desportivo de Chaves, foram eliminadas da Taça de Portugal este fim-de-semana.

Os insulares não contaram com nenhum jogador moçambicano na equipa que perdeu diante do Mafra e confirmou a crise de resultados que se arrasta desde o campeonato da primeira divisão.

Zainadine Júnior, ainda a recuperar da lesão, Clésio Baúque e Geny Catamo, por opção técnica, não foram convocados para esse embate, e os maritimistas acabaram afastados por uma equipa do segundo escalão do futebol português.

O jogo terminou, no tempo regulamentar, empatado a dois golos, e foi já em tempo de prolongamento que o Mafra marcou mais duas vezes, fixando o resultado em 4-2 e a derrota, mais uma, do Marítimo, esta temporada.

Também afastado da Taça de Portugal está Bruno Langa, ao serviço do Desportivo de Chaves. O treinador do Chaves decidiu poupar alguns jogadores preponderantes na estrutura da equipa, Bruno Langa incluso, e viu-se surpreendido pelo Valadares Gaia, com uma derrota por 3-2.

O resultado também foi alcançado no prolongamento, já que, no tempo regulamentar, o empate a dois golos prevalecia.

Assim, nenhum jogador moçambicano das equipas da primeira divisão portuguesa continua na Taça de Portugal.

Quem se mantém na segunda maior competição futebolística de Portugal é Witi Quembo. O internacional moçambicano foi o autor do primeiro golo, aos 14 minutos, na vitória do Nacional da Madeira sobre o Oliveirense, por 3-1, e ajudou a equipa insular a garantir lugar nos oitavos-de-final da prova.

Aliás, o resultado final deste jogo, tal como os outros dois, foi alcançado no prolongamento. É que depois do golo de Witi, a Oliveirense empatou aos 81 minutos e forçou o prolongamento.

Experiente, a turma da Madeira acabou por superar o seu adversário nos 30 minutos extras e garantiu lugar na fase seguinte.

 

DOMINGUES NÃO JOGA MAS EQUIPA AVANÇA

Já em África, onde se disputou a segunda eliminatória das afrotaças, a turma do capitão dos Mambas, Domingues, foi feliz ao eliminar o Zesco United da Zâmbia. O Royal AM da África do Sul foi a Lusaka empatar a um golo diante do Zesco United e garantiu apuramento ao play-off de acesso à fase de grupos.

É que na primeira mão, em Durban, as duas equipas tinham empatado sem abertura de contagem e o golo marcado fora de casa acabou por ser suficiente para a turma de Domingues, que não saiu do banco.

No play-off de acesso à fase de grupos da Taça CAF, o Royal AM vai defrontar o Al Ahli Tripoli da Líbia, que foi eliminado pelo Merreikh Al Sudan, no acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões da CAF.

Recorde-se que, nesta fase da Taça CAF, o único representante moçambicano, Ferroviário da Beira, foi eliminado do play-off pelo Diables Noirs da República do Congo, com agregado de 4-2.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos