A internacional basquetebolista moçambicana, Leia “Tanucha” Dongue, vai jogar no Oxygen Roma Basket da Itália na próxima temporada, anunciou o clube na sua página oficial.
Depois de exibições discretas no “Afrobasket” 2023, prova onde num passado recente foi distinguida melhor marcadora e integrou o cinco ideal, Leia “Tanucha” Dongue vai abrir um novo capítulo na sua carreira internacional na Europa.
A poste, de 32 anos, terminou o seu contrato com Ladernau Basket da Primeira Liga Feminina da França, e agora se aventura para a Itália, onde somente a compatriota Clarisse Machanguana jogou no passado.
“A poste, nascida em 1991, com 185 cm de altura, natural de Maputo em Moçambique, Dongue (apelidada de Tanucha), é um dos melhores jogadores africanos dos anos 2000: 3 vitórias na Taça dos Campeões Africanos, medalha de prata no Afrobasket 2013 e 2 títulos de MVP na Taça dos Campeões Africanos são apenas os mais importantes reconhecimentos de uma carreira que no seu continente sempre se viu como uma das pontas de lança em todas as competições que disputou, começando pelos seis Afrobaskets disputados com a selecção nacional (tendo o último terminado com um quinto lugar há alguns dias)”, lê-se na página do Oxygen Roma Basket.
Leia Dongue começou a sua aventura pelo basquetebol europeu pela porta do Al-Qazers, em 2015-2016, ano em que se transferiu para a LF2 na Espanha, onde foi campeã. A sua segunda casa foi o Gernika, na temporada 2017-2018, na qual evoluiu na Liga Dia.
A consagração no outro escalão, e era de se esperar, veio na temporada 2018-2019, quando campeou ao serviço do Spart Citylift Girona na Liga Dia. Deixou, para não variar e está registado, marcas no Campus Promete, antes mesmo de experimentar o basquetebol francês.
Na sua folha de serviço, vale a pena sempre recordar, Dongue passou pelo Cegled da Hungria, equipa com a qual chegou a disputar a Euroliga.
Dongue rumou para Europa depois de épocas brilhantes no 1º de Agosto de Angola, equipa com a qual conquistou duas Taças dos Clubes campeões africanos em 2015 e 2017.
Em 2022, Dongue atingiu a marca histórica de mil pontos na Liga Feminina de Basquetebol da Espanha, representando o Kutxabanki Araski.
Agora, com a entrada em cena na Liga Feminina de Basquetebol da Itália, Leia Dongue quer voltar a brilhar. “Estou muito feliz por fazer parte deste novo projecto; o campeonato italiano representa uma experiência nova para mim, quero trabalhar muito para fazer uma boa temporada e entreter os adeptos que nos seguirão”, disse a basquetebolista, citada pelo Oxygen Roma Basket.