O País – A verdade como notícia

Paulo Oliveira e Miguel Alberty sobem ao 28º lugar

Foto: Rally Dakar

Os pilotos moçambicanos Paulo Oliveira e Miguel Alberty subiram ao 28º  lugar na quinta etapa do Rally Dakar 2023, na classe de quatro rodas.

No regresso à maior e mais dura prova de automobilismo do mundo, desta feita na classe “Side by Side Vehicle” de quatro rodas, Paulo Oliveira e Miguel Alberty continuam a desafiar com entusiasmo o certame que vai cruzar a Arábia Saudita, país anfitrião, desde a costa do mar vermelho até ao Golfo Pérsico.

Ao cabo de 5ª etapa de prólogo com um total de 14 (mais duas que na última edição), os pilotos moçambicanos subiram à 28ª posição na classificação geral de um total de 100 participantes.

As primeiras etapas têm sido marcadas por provas mais longas, com mais de 400 quilómetros, enquanto obstáculos mais duros como as dunas chegam na 45ª edição do Rally Dakar. Paulo Oliveira participa no Rally Dakar pela segunda vez na mítica prova do Rally Dakar, depois de se ter estreado na prova ano passado.

400 KM CRONOMETRADOS

Os percursos cronometrados ultrapassam os 4,7 mil quilómetros, 400 a mais do que na temporada anterior. O solo saudita volta, assim, a ser o palco da competição pelo quarto ano consecutivo. Cidades já conhecidas como Ha’il e a capital Riade estão novamente na programação da prova de “rally off-road” mais famosa do mundo, com chegada prevista para Dammam, no Golfo Árabe.

O Rally Dakar 2023 arrancou no passado dia 31 de Dezembro e vai prolongar-se até 15 de Janeiro, sendo que, nesta prova, serão 14 os percursos cronometrados.

São mais de 400 veículos registados, maior número desde 2014. A grande novidade do Dakar 2023 é a passagem pelo “quarteirão vazio”, uma verdadeira maratona no meio das dunas do sudeste saudita, fundamental para o resultado, já que acontece no fim-de-semana.

O actual campeão Nasser Al-Attiyah chegou para defender a coroa e é naturalmente quem comanda a fila dos candidatos ao título. Quatro vezes vencedor do Dakar, o catari ainda vem embalado pelo título da primeira edição do Mundial de Rally-Raid, uma competição com o peso do WRC, mas focada em disputas parecidas com o Dakar.

Outros pilotos como Yazeed Al-Rajhi, Kuba Przygonski, Giniel de Villiers, Orlando Terranova, Martin Prokop, Mattias Ekstrom e Laia Sanz, de bela passagem pelas motos, também merecem atenção.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos