O País – A verdade como notícia

Incêndio florestal atinge universidade e deixa feridos em Cape Town

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu uma universidade e deixou feridos na África do Sul, em Cape Town, no último domingo, informou o Serviço de Emergências sul-africano.

De acordo com a News 24, o fogo começou dentro do Parque Nacional de Table Mountain, próximo à Universidade da Cidade do Cabo.

No final da tarde de domingo, o incêndio espalhou-se para o campus e destruiu vários prédios e uma biblioteca com livros raros e históricos.

A estudante moçambicana na África do Sul, Victorina Cumbana, diz que, quando os bombeiros chegaram ao local do incêndio, já se havia alastrado para outras zonas vizinhas, o caso de Rondebosch e Rosebank.

“Eu vivo em Rosebank e é mesmo próximo ao local do incêndio, então os estudantes foram recomendados a sair da área, pois havia muita fumaça e não era seguro. Estávamos a inalar a fumaça”, narrou a estudante ao “O País”.

Cumbana conta ainda que, até por volta das 23 horas, os bombeiros tentavam controlar a situação, mas um restaurante que fica na montanha explodiu e uma escola que fica há dois blocos de onde reside, também, não escapou ao incêndio.

“Esta manhã, as coisas estão mais controladas, mas acordámos com a casa cheia de cinza e há muito tráfego na área”, concluiu.

Centenas de estudantes, que vivem no campus, foram evacuados. Além disso, o moinho de vento mais antigo da África do Sul, o Moinho Mostertz, construído em 1796, pegou fogo.

As autoridades pediram que a área popular entre os residentes e visitantes seja evacuada imediatamente.

A Table Mountain é um dos marcos históricos da cidade do Cabo, pois está sob a protecção da natureza. Os incêndios graves são comuns na estação seca na África do Sul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos