Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu uma universidade e deixou feridos na África do Sul, em Cape Town, no último domingo, informou o Serviço de Emergências sul-africano.
De acordo com a News 24, o fogo começou dentro do Parque Nacional de Table Mountain, próximo à Universidade da Cidade do Cabo.
No final da tarde de domingo, o incêndio espalhou-se para o campus e destruiu vários prédios e uma biblioteca com livros raros e históricos.
A estudante moçambicana na África do Sul, Victorina Cumbana, diz que, quando os bombeiros chegaram ao local do incêndio, já se havia alastrado para outras zonas vizinhas, o caso de Rondebosch e Rosebank.
“Eu vivo em Rosebank e é mesmo próximo ao local do incêndio, então os estudantes foram recomendados a sair da área, pois havia muita fumaça e não era seguro. Estávamos a inalar a fumaça”, narrou a estudante ao “O País”.
Cumbana conta ainda que, até por volta das 23 horas, os bombeiros tentavam controlar a situação, mas um restaurante que fica na montanha explodiu e uma escola que fica há dois blocos de onde reside, também, não escapou ao incêndio.
“Esta manhã, as coisas estão mais controladas, mas acordámos com a casa cheia de cinza e há muito tráfego na área”, concluiu.
Centenas de estudantes, que vivem no campus, foram evacuados. Além disso, o moinho de vento mais antigo da África do Sul, o Moinho Mostertz, construído em 1796, pegou fogo.
As autoridades pediram que a área popular entre os residentes e visitantes seja evacuada imediatamente.
A Table Mountain é um dos marcos históricos da cidade do Cabo, pois está sob a protecção da natureza. Os incêndios graves são comuns na estação seca na África do Sul.