O País – A verdade como notícia

Agentes da PRM submetidos à “reciclagem” em Sofala

O Comandante do ramo da Ordem e Segurança Pública da PRM, Paulo Chichene, disse, em Sofala, que os agentes da PRM devem ter atitudes limpas, livres de qualquer acto de extorsão ou corrupção.

Depois da província de Manica, a vez, agora, é de Sofala de começar com a reciclagem nas fileiras da PRM, uma instrução dada no último dia 4 de Setembro, pelo Comandante-Geral da corporação, Bernardino Rafael.

Sobre a actuação da Polícia, há muitas reclamações, mas Paulo Chichene destacou a corrupção e extorsão como as principais.

“Alguns dos nossos colegas têm interpelado cidadãos e pedem um refresco. A nossa atitude deve ser limpa e branca. É preciso que a nossa camisa branca reflita a nossa maneira de agir e a nossa maneira de actuar, no contacto e na interpelação do cidadão. E, não olhar nunca para o lado”, alertou Chichene.

E não mesmo! Chichene traz à reflexão algumas acções de Polícias de Trânsito na via pública.

“Passam minibus de transporte público e lançam dinheiro enrolado e os agentes da Polícia de Trânsito vão apanhar. É possível isso, alguém fazer um Xitique de 5 mil meticais semanalmente? Mas alguns agentes fazem isso”, disse o responsável, reprimindo a actuação corrupta de alguns agentes.

Durante o lançamento oficial do primeiro grupo da Polícia de Trânsito na Escola de Sargentos em Metuchira, em Sofala, Chichene invocou mudanças, lembrando o juramento feito pelos agentes.

Recentemente, Bernardino Rafael, Comandante-Geral da PRM, ordenou que a fiscalização de viaturas na via pública fosse planificada e realizada em forma de auto-stop e road-block, excepto nos postos de controlo rodoviário. A instrução visa impor disciplina no sector.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos