O País – A verdade como notícia

Inaugurado novo centro de emissão de vistos Schengen em Maputo

Os pedidos de vistos Schengen para Portugal em Maputo passam, de agora em diante, a ser feitos através do centro de pedidos de visto para Portugal, cujas instalações foram inauguradas nesta quarta-feira, pelo cônsul-geral de Portugal, Frederico Pinheiro da Silva.

De forma a melhorar a qualidade do serviço para os moçambicanos e portugueses, o Consulado Geral de Portugal firmou parceria com a VFS.Global (gestora do centro) e especialista em serviços de tecnologia.

O cônsul-geral, Frederico Pinheiro da Silva, disse que tomaram tal decisão porque as instalações do consulado em Maputo e os seus recursos humanos não permitem responder com profissionalismo, celeridade e eficiência, face ao número crescente de cidadãos que requerem um visto.

“A procura continua a aumentar e isto demonstra que a relação afectiva entre Portugal e Maputo é mesmo incontornável”, expressou Silva.

“Todos os moçambicanos que quisessem vistos para Portugal eram obrigados a se dirigir ao consulado português. Portanto estas instalações vão permitir alcançar números superiores”, revelou. Frederico Pinheiro Silva fez saber que, em 2017, o consulado emitiu mais de 90 mil vistos. 

O acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre países signatários. Actualmente, 25 países europeus pertencem ao espaço Schengen.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos