A cidade de Nampula acordou agitada hoje. Há registo de tumultos em resposta aos resultados eleitorais apresentados, ontem, pela Comissão Nacional de Eleições.
A nossa equipa está nas ruas principais da cidade, onde decorre a concentração de pessoas, queima de pneus, encerramento de lojas e instituições públicas, o que está a criar agitação.
Escolas primárias e secundárias no centro da cidade interromperam aulas. A Polícia está a circular pelas principais vias a extinguir as chamas dos pneus incendiados e a proibir a venda de pneus usados. A segurança foi reforçada nas imediações da residência do Governador de Nampula e o comércio está praticamente encerrado.
Com a anunciada vitória da Frelimo, na chamada capital do Norte, o seu cabeça-de-lista, Luís Giquira, poderá ser o próximo edil, um facto contestado pelos membros e simpatizantes da Renamo, que asseguram que a vitória pertence ao seu partido e referem que não vão ceder o poder.
Já em Nacala Porto, de acordo com um comunicado emitido pelo partido Renamo esta manhã, a nível local, ontem houve arremesso de pedras e objectos similares, contra pessoas, viaturas em plena circulação ou parqueadas, queima de pneus, quebra de montras entre outros, durante a proclamação dos resultados pela Comissão Nacional de Eleições.
Na nota, a Renamo diz que parte dos envolvidos nessas escaramuças são oportunistas e não simpatizantes do partido.
“Houve também bens dos dirigentes da Renamo danificados, a exemplificar, o esvaziamento de pneus do carro do Delegado Político Distrital de Nacala, Rassi Daúdo”, referem.