O País – A verdade como notícia

Metade dos moçambicanos ainda não têm acesso à energia eléctrica

Mais da metade dos moçambicanos ainda não têm acesso à energia eléctrica no país. O Ministério dos Recursos Minerais e Energia prevê, para finais deste ano, o lançamento da II fase do projecto Energia para Todos.

Garantir energia para todos é a meta estabelecida pelo Governo, numa altura em que se estima que mais de 15 milhões de moçambicanos ainda não têm acesso, sobretudo nas zonas recônditas.

Dos 49 por cento de beneficiários da energia eléctrica no país, mais de um milhão só teve acesso nos últimos cinco anos depois do lançamento do Programa Energia para Todos, em 2018, segundo avançou, hoje, o administrador do pelouro de Electrificação, da Eletrecidade de Moçambique.

“O acesso universal da energia eléctrica ainda é um desafio, mas devemos garantir até 2030, por isso temos implementado o projectos desde o início do programa. E se continuarmos assim, acreditamos que iremos conseguir”, explicou Joaquim Ou-Chim.

O administrador da EDM falava, na Cidade de Maputo, à margem de uma reunião de avaliação dos projectos de electrificação em curso no país.

Com a segunda fase do projecto Energia para Todos, a ser lançada ainda este ano, o Governo prevê expandir energia eléctrica para 64% da população até 2024.

A fase dois do programa que visa expandir energia é avaliada em 377 milhões de dólares, pouco mais de 23,8 mil milhões de Meticais

“O Governo moçambicano elegeu a energia como uma das áreas prioritárias para o desenvolvimento económico e social do país, o que, sem dúvida, passa por maximizar a matriz energética e aumentar a disponibilidade da energia eléctrica que é essencial e primordial para o desenvolvimento do país”, disse Carlos Zacarias, ministro dos Recursos Minerais e Energia.

A reunião anual contou com a participação de diferentes instituições responsáveis pela gestão do sector da energia e parceiros de cooperação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos