O País – A verdade como notícia

Governo injecta USD de 50 milhões na produção pesqueira

O Executivo abriu os cordões à bolsa e alocou pelo menos 50 milhões de dólares ao sector pesqueiro para estimular a produção, revelou, este sábado, a ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maíta.

A governante, que se encontra na Zambézia a trabalho, visitou a empresa Aquapesca, vocacionada para a produção de camarão.

Na ocasião, Augusta Maíta disse que o Governo Central quer dinâmica na indústria pesqueira, particularmente na produção do camarão e do peixe tilapia.

“Iniciámos um diálogo com as entidades no ano passado, para percebermos, efectivamente, aquilo que estão a fazer para dinamizar a indústria de aquacultura no país”, afirmou a Augusta Maíta, esclarecendo que os 50 milhões de dólares a que se referiu já estão disponíveis. Contudo, para ter acesso ao fundo, as empresas do ramo pesqueiro “precisam de se estruturar e organizar”.

Na sua alocução, Augusta Maíta disse que o valor não é suficiente para estimular o sector. Por isso, prosseguiu a ministra, o Governo continua a mobilizar mais recursos junto dos parceiros.

A Aquapesca espera produzir perto de 250 toneladas de camarão este ano. Opera no marcado nacional desde 1994 e já investiu pelo menos cinco milhões de dólares.

Ainda da Zambézia, Augusta Maíta inaugurou um mercado para comercialização de peixe.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos