O País – A verdade como notícia

Alberto Simango Jr regressa à cadeira da LMF

Alberto Simango Jr foi eleito para a presidência da Liga Moçambicana de Futebol depois de um escrutínio que derrotou o seu oponente por 11-1.

Foram 11 clubes que escolheram o regresso de Alberto Simango Jr a uma cadeira que muito bem conhece, tendo em conta que dirigiu durante 10 anos, de 2005 a 2015.

Victor Miguel, que fazia parte de uma lista de continuidade, acabou sendo o maior derrotado nas eleições desta quarta-feira, o que confirma o desagrado dos clubes pela liderança atual.

Recorde-se que Alberto Simango Jr, dentre vários aspectos prometidos, garante um incremento da premiação do vencedor do Moçambola, passando dos actuais 600 mil meticais para 5 milhões de meticais, bem como o aumento do número de equipas que vão disputar a prova a partir de 2025, de 12 para 14 clubes.

 

“CONTEM COM MUITO TRABALHO”, DIZ ALBERTO SIMANGO JR

No seu primeiro discurso como presidente eleito da Liga Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Jr prometeu cumprir integralmente o seu manifesto apresentado para o bem do futebol moçambicano.

“Contem com muito trabalho porque é isso que nos comprometemos a fazer no nosso mandato”, disse Simango Jr.

Para o presidente eleito da LMF não há vencedor e nem vencido, mas todos devem estar unidos pelo bem do futebol nacional. “Hoje não sou nenhum vencedor e nem o Victor Miguel é um vencedor. Todos saímos a ganhar. Não há derrotados e todos devemos estar ligados por um fim: o desenvolvimento do futebol moçambicano”, destacou Alberto Simango Jr.

Por outro lado, Alberto Simango Jr disse que vai priorizar as ideias de todos, incluindo da lista de Victor Miguel para que o seu manifesto tenha o sucesso desejado. “As ideias de todos vão ajudar nesta missão de desenvolver o futebol moçambicano”, disse, acrescentando que vai atacar todos os pontos do seu manifesto.

“Um dos primeiros pontos que vamos atacar é a sustentabilidade da prova para reduzir os elevados custos dos clubes”, disse.

Para Simango Jr. este é o momento de trabalhar, tendo em conta que o Moçambola vai iniciar em Abril. “Vamos todos nos dedicar e nos concentrar em fazer o que as pessoas querem, que é o desenvolvimento do futebol” realçou.

A finalizar, Alberto Simango Jr disse que “vamos atacar os problemas de logística de transporte”, para depois agradecer a confiança dos clubes e prometer: “tudo farei para honrar o meu compromisso”.

Alberto Simango Jr dirigiu a Liga Moçambicana de Futebol de 2008 a 2015, tendo saído para liderar a Federação Moçambicana de Futebol até 2019. Foi membro executivo da direcção do Cosafa, da CAF e da FIFA.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos