O País – A verdade como notícia

Governo e CCS Itália lançam projecto para desenvolvimento rural

De modo a mitigar os efeitos causados pela seca na região da África Austral, o Governo e o Centro Cooperazione Sviluppo (CCS Itália) fizeram o lançamento oficial do projecto Desenvolvimento Rural e Fortalecimento das Capacidades de Resiliência das Comunidades, que vai beneficiar os distritos de Magude, Moamba e Manhiça.

O objectivo do projecto é de melhorar a vida das populações no que diz respeito a insegurança alimentar e desnutrição. Bem como, fortalecer a resiliência das populações através da assistência a agricultura e pecuária.

O projecto prevê a distribuição de insumos agrícolas, fomento de gado bovino e caprino, melhoria das áreas de pastagem, instalação de estações meteorológicas, criação de infra-estruturas de agro processamento, reabilitação e construção de novos sistemas de rega.

Na ocasião, o representante do MITADER, Luis Mambero, disse que o governo está seguro que ao fim de 36 meses de implementação do projecto, os ganhos incrementarão o nível de resiliência das comunidades beneficiárias da província de Maputo.

Já o representante do CCS Itália, Paolo Gomiero, disse que o projecto prevê intervenções bastante consistentes no sistema de rega e 32 associações beneficiaram do projecto.

 A administradora do distrito de Manhiça, Cristina Fumo, disse esperar que os resultados deste lançamento contribuam para o reforço através da agricultura e pecuária na
promoção da irrigação e comercialização dos produtos agrícolas.
 
O projecto está orçado em dois milhões e quinhentos mil euros (2.500.000) e terá a duração de três anos prevendo beneficiar 90.000 pessoas, através da construção de 14 novos sistemas de irrigação, Reabilitação e construção de 12 fontes de água Multi-funcional.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos