Naquilo que pode ser considerado o primeiro teste de popularidade dos seus candidatos, a Frelimo juntou música, dança, animação e muitos membros e simpatizantes para a primeira apresentação pública dos seus candidatos para as próximas eleições autárquicas na capital. Chamados um a um, os candidatos fizeram-se ao pódio e receberam a ovação dos membros do partido. Éneas Comiche, o cabeça-de-lista não perdeu tempo nem a multidão presente para falar daquilo que são as linhas de forca do seu projecto de governação.
Comiche disse que tinha como prioridade o sector dos transportes pelo que vai reorganizar o sector “vamos acabar com o my love”, garantiu apontando ainda a organização territorial e urbanização como outra prioridade sua. Comiche diz que quer que as pessoas tenham terrenos e os respectivos títulos mas com a devida urbanização para permitir a prestação serviços de emergência como ambulância bombeiros e outros.
Num bairro assolado pela criminalidade, o candidato a cabeça-de-lista da Frelimo não deixou de falar sobre o assunto como outra prioridade sua. “Nós queremos viver nas nossas casas sem qualquer medo”, afirmou.
Por isso mesmo Comiche prometeu acelerar a electrificação pública de modo a reduzir as oportunidades de acção dos malfeitores entre outras acções.
O Cabeça-de-lista da Frelimo falou depois daquilo que considera o mais importante: O emprego para a juventude. Eneas Comiche prometeu criar condições para que os jovens tenham melhor formação e consequentemente melhores oportunidades de emprego.
“Da população de Maputo, de mais de um milhão e cem mil habitantes, a maior parte são Jovens (…)vamo-nos organizar para resolver rapidamente este problema”, garantiu Comiche.
Na hora de balanço, o primeiro-secretário da Frelimo a nível da cidade de Maputo, Francisco Mabjaia mostrou-se satisfeito com a receptividade que os candidatos tiveram entre os presentes e disse ter certeza de que o seu partido havia feita a escolha acertada.
“Desde o primeiro até ao último foram aplaudidos, todos, significa que a Frelimo tem uma boa inserção na base, nós conseguimos escolher os candidatos que representam os munícipes, ou com os quais os munícipes se sentem representados”, afirmou Mabjaia.
O evento teve lugar no campo 7 de Abril no bairro Polana Caniço e foi abrilhantado por músicos como Roberto Chitsondzo, Matilde Conjo e a também candidata, Lorena Nhate.