O País – A verdade como notícia

“Freddy” atingiu hoje a parte continental do país

O Ciclone Tropical “Freddy” já atingiu a parte continental de Moçambique. O Instituto Nacional de Meteorologia diz que o sistema enfraqueceu para tempestade tropical moderada, podendo causar chuvas moderadas a fortes nas províncias de Inhambane e Gaza.

O distrito de Vilanculos, na província de Inhambane, foi o epicentro da entrada do ciclone tropical “Freddy”, por volta das 14 horas desta sexta-feira.

Após a viagem pelo oceano Índico a tempestade tropical severa “Freddy” atingiu a parte continental do país e enfraqueceu para o estágio de tempestade tropical moderada, prevendo-se que atinja o estágio de depressão tropical.

“Neste momento a tempestade tropical moderada Freddy encontra-se no continente e já não é um perigo fazer a navegação marítima em alto mar. Então, o INAM cessou os avisos para o canal de Moçambique entre as latitudes entre 20-25. O que poderemos ter agora no alto mar são chuvas em regime moderado a forte ”, explicou Guelso Manjate, Meteorologista.

As previsões meteorológicas apontam que o fenómeno poderá causar chuvas intensas nas províncias de Inhambane e Gaza.

“O vento abrandou, mas prevemos a continuação de ventos fortes com aproximadamente 80 quilómetros/hora, com rajadas até 120 quilómetros/hora na faixa costeira da província de Inhambane e na parte norte da província de Gaza. Em termos de precipitação, estamos a prever chuvas em regime forte a muito forte, acima de 200 milímetros em 24 horas, que poderão também afectar a parte sul de Sofala e Manica”.

Até ao dia 26 corrente prevê-se que a depressão tropical “Freddy” siga em direcção ao Sul do Zimbabwe e norte da África do Sul.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos